Renault atualiza design de seu carro de entrada, além disso, promove modificações no propulsor 1.0L, ele recebeu 71 novos componentes
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
No Rio de Janeiro, dia 13 de novembro, a Renault apresentou para a imprensa especializada brasileira o Novo Clio. O carro passou por modificações estéticas e de conteúdo. No visual, ganhou a nova identidade global da marca, a fábrica também oferece kits de personalização. No total são quatro, dos quais três para o exterior: Sport, Look e Adesivos e um para interior o Kit Estilo.
As rodas são de 13 polegadas e os pneus “verdes” (175/70 R13). Segundo a Renault os compostos “verdes” contribuem para a economia de combustível, pois são desenvolvidos para terem um menor atrito em relação ao solo, graças, principalmente, a não utilização da sílica na sua produção.
O novo propulsor, em relação ao anterior, teve modificados 71 componentes, ele passa a chamar 1.0 16V Hi-Power, o antigo era 1.0 16V Hi-Flex. A taxa de compressão aumentou de 10:1 para 12:1, os pistões são novos, para ampliar a durabilidade e a confiabilidade dessas peças, foi adotada a aplicação de grafite nas saias dos pistões, além da utilização do eixo central flutuante.
Foi introduzido um sistema de refrigeração do pistão através da injeção de óleo na parte inferior, assim o bloco do motor também foi modificado, em cada um dos cilindros instalaram um injetor responsável por espirrar jato de óleo no fundo do pistão. Ele agora usa uma nova bomba de óleo, novas bielas, mudou a matéria-prima das bronzinas, com material mais resistente ao desgaste e à fadiga. Também tem nova junta do cabeçote composta de duas lâminas de vedação, o sistema de admissão foi redesenhado para otimizar a aspiração de ar. As modificações aconteceram na tampa do cabeçote, no coletor de admissão, caixa do filtro de ar e o tubo da entrada de ar.
Também é novo o corpo de borboleta, onde foi incluído o 5º bico injetor para a injeção de gasolina durante a partida a frio. Foi adotada a tecnologia “Contact Less” para indicar o posicionamento de abertura da borboleta de entrada de ar. Instalaram um sensor de fase na extremidade do comando de acionamento das válvulas. Também são novos os injetores e a Central Eletrônica, com mais velocidade de processamento e uma programação desenvolvida para o novo motor. Sua potência é de 80 cv (E)/ 77 cv (G) a 5.750 rpm. E o torque é de 10,1 kgfm (G)/ 10,5 kgfm (E) a 4.250 rpm.
O Novo Clio tem preço sugerido R$23.290 versão Authentique duas portas, o Expression também duas portas custa R$ 24.290. Com o mesmo acabamento, carroceria quatro portas sai por R$ 24.950. O ar-condicionado custa R$ 2.500 e a direção hidráulica R$ 1.100. Já Kit Estilo com capas para o painel e console central e saídas de ar laterais tem preço sugerido de R$ 449,00 está disponível nas cores branco, vermelho e cinza. Já Kit Look custa R$ 632,00 o Kit Adesivos R$ 299,00 e o Kit Sport R$ 1.405,00
A expectativa da Renault é de crescer em participação no segmento de entrada com este carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário