Veículos altos, que privilegiam espaço interno, conforto, praticidade, economia para o usuário
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
Produzido em São José dos Pinhais, a Renault lançou em outubro de 2011 o Duster. É um SUV (veículo utilitário esportivo) mundial da fabricante francesa, que tem como característica ser mais alto que outros veículos e tem visual robusto.
A versão de entrada utiliza câmbio manual de cinco marchas e propulsor 1.6 16V Hi-Flex. Ao usar gasolina, ele desenvolve 110 cv de potência e 15,1 kgfm de torque máximo. Com etanol entrega 115 cv e 15,5 kgfm. A potência esta disponível a 5.750 rpm e o torque a 3.750 rpm, isso com qualquer um dos combustíveis.
Desde 2002, a Ford tem muito sucesso neste segmento comercializando o EcoSport, que agora chega na segunda geração. O Novo EcoSport é construído na arquitetura do New Fiesta e passou a ser um veículo global da fabricante fabricado em Camaçari (BA). No modelo de entrada é equipado com transmissão manual de cinco velocidades e motor Sigma 1.6 Flex, ele entrega potência de 110 cv (G)/115 cv (E) e torque de 15.7 kgfm (G)/ 15,9 kgfm (E).
O comprimento do Duster é de 4.315 mm, com largura de 1.822 mm, uma distancia entre- eixos de 2.673 mm e altura de 1.690 mm. O porta-malas tem capacidade volumétrica de 475 litros, com os encostos na posição normal.
De comprimento o Novo EcoSport tem 4.241mm, para uma distância entre eixos de 2.521mm, a largura do veículo é de 2.057 mm, a altura em ordem de marcha é de 1.696 mm. No porta-malas a capacidade volumétrica é de 362 litros, sem rebater os bancos.
O SUV da Renault tem a suspensão dianteira do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais, montada em um sub-chassi. A traseira é semi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais.
O Novo EcoSport usa suspensão dianteira independente, tipo McPherson, braços inferiores e barra estabilizadora. Os amortecedores são hidráulicos pressurizados com batente de suspensão em Celasto, as molas têm compensação de carga lateral. Na traseira é semi-independente com eixo estabilizante Twist-beam, os mesmos tipos de amortecedores e batentes da dianteira e molas helicoidais.
Os freios do Duster têm dois circuitos em X, de acionamento hidráulico, com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e tambores traseiros de 229 mm.
No EcoSport a Ford utiliza discos ventilados na dianteira e tambor auto-ajustável na traseira, cilindro mestre servo-assistido, reservatório de óleo e tubulação de aço formando circuitos independentes diagonalmente opostos.
De série o Renault Duster com motor 1.6L traz: Direção hidráulica, ar- condicionado e vidros elétricos dianteiros, travas elétricas nas portas e no porta-malas com comando a distância por radiofreqüência, volante com regulagem em altura, Sistema CAR (travamento automático à 6 km/h), trava para crianças nas portas traseiras, pré-disposição para som, as rodas são de ferro 16” e os pneus 215/65R16. Seu preço sugerido para venda é de R$ 48.300. Com o mesmo propulsor é comercializado na opção Expression, ela traz além dos itens da versão de entrada, vidros elétricos traseiros, banco do motorista com regulagem em altura, air bag duplo (motorista e passageiro) e alarme perimétrico, neste caso o preço é de R$ 50.450.
E o Dynamique custa R$ 54.200, vem com: Para-choque traseiro na cor da carroceria, painéis das portas com inserto em tecido, maçanetas externas na cor da carroceria e internas na cor black piano, barras de teto longitudinais cromadas, computador de bordo, retrovisores externos com regulagem elétrica, freios ABS, faróis de neblina, rádio CD MP3, 4 alto falantes (“3D Sound by ARKAMYS”) com conexão USB/iPod e entrada auxiliar, bluetooth e comando satélite na coluna de direção e rodas de alumínio aro 16” com pneus 215/65R16.
A versão S do Novo EcoSport vem com direção elétrica, faróis com LEDs, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, freios ABS, air bag duplo e sistema multimídia SYNC, rodas de aço estampado 6x15, pneus 205/65 R15, o preço sugerido é de R$ 53.490. Na opção SE acrescentaram vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, rack de teto e rodas estilizadas, por R$56.490.
Também há a opção FreeStyle com itens de visual diferenciado, rodas de liga leve de 16 polegadas, pneus 205/60 R16, computador de bordo, sensor de estacionamento, vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor antiesmagamento, fechamento global, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, ao preço de R$59.990. Ao incluir air bags laterais e de cortina e bancos de couro, sai por R$ 63.690.
Colaboraram: Ford Motor Company, Renault do Brasil e Concessionária Ford Navesa- Nações Unidas
Renault Duster 1.6 16V Hi-Flex
Amortecedor dianteiro: R$ 474,00- par
Amortecedor traseiro: R$ 451,00- par
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 195,00
Troca de óleo e filtro: R$ 240,00
Filtro do ar: R$ 56,00
Filtro combustível: R$ 71,00
Filtro anti-polén: R$ 46,00
*Inclui peças e serviços com garantia de um ano
Novo EcoSport 1.6L
Amortecedores dianteiros: R$ 225,00- cada
Serviço: R$130,00- par
Amortecedores traseiros: R$ 180,00- cada
Serviço: R$ 65,00- par
Discos de freios dianteiros: R$ 165,00- cada
Serviço: R$65,00- par
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 199,30
Serviço: 65,00
Lonas traseiras: R$ 79,80
Serviço: R$ 130,00
Óleo/ litro: R$ 32,93
Serviço: -
Filtro de óleo: R$ 20,40
Serviço: -
Filtro de ar: R$ 62,20
Serviço: -
Filtro de combustível: R$ 38,30
Serviço: -
Filtro anti-polén: R$ 35,00
Serviço: -
Velas: R$ 17,50- cada
Serviço: R$ 65,00
Obs: Na primeira revisão os itens: filtro de óleo, filtro de combustível e também a troca de óleo R$ 192,00. Na segunda revisão filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar e a troca de óleo R$ 252,00. O filtro anti pólen é substituído juntamente com a higienização do ar, total R$ 160,00
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