Comercial leve fabricado em São José dos Pinhais recebeu nova arquitetura, motor menor, mais potente e forte
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Curitiba, dia 06 de março, a Renault mostrou para a imprensa especializada a nova linha Master. Para o veículo comercial foi desenvolvida uma nova arquitetura, o design foi inspirado em um gorila e na chave inglesa.
A grade frontal tem três filetes cromados, com para-choque largo, abriga um front step para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa. Os faróis são alongados e o conjunto ótico inclui as luzes indicativas de direção.
Na traseira, a lanterna mantém o formato vertical com nova disposição das luzes. A placa foi posicionada do lado esquerdo ligeiramente elevada, as janelas são amplas, de formato assimétrico.
A lateral tem três sinalizadores luminosos, nas versões de chassi longo e as calotas centrais foram colocadas para proteger os parafusos das rodas.
São quatro versões de carroceria, Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré, e em várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto do veiculo, o que totaliza mais de 70 configurações.
O interior teve o painel renovado e traz mais informações, como temperatura do motor, relógio, OCS e GSI. Ganhou mais porta-copos e porta-objetos , o porta-luvas tem 7,7 litros de capacidade, também passou a contar com duas tomadas 12V. Tem ainda, ajustes da coluna de direção (altura) e do banco (altura e inclinação de encosto e assento) e a alavanca de câmbio no painel.
Seguindo a tendência mundial de downsizing, a Renault traz no veículo um novo propulsor turbodiesel 2.3 litros de quatro cilindros. Desenvolve 130 cavalos (3.500 rpm) e torque de 31,6 kgfm (1.600 rpm). Com cabeçote de alumínio, são dois comandos de válvula (DOHC - um para as válvulas de admissão e outro para as de escape). Para diminuir os custos de manutenção, a correia sincronizadora foi substituída por uma corrente de distribuição, a qual segundo a fabricante deve durar toda a vida útil do veículo, antes, era necessária a substituição a cada 60.000 km ou 4 anos.
O mesmo ocorre com o líquido de arrefecimento, que passa a resistir 160.000 km (ou 6 anos), contra os 120.000 km (4 anos) do antigo modelo. O intervalo de revisões foi ampliado de 15.000 km para 20.000 km, e a novidade é o sistema OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo do veículo e indica que uma revisão deve ser antecipada.
Todas as opções são equipadas com ABS, air bag, direção hidráulica, ar quente, hodômetros digitais total e parcial, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital e farol com regulagem de altura. Também há ar-condicionado e sistema de som como opcionais (leia tabela de preços abaixo). A Renault tem 18% de participação deste segmento, sua meta é de conquistar 30% até 2014.
Novo Master | |||||
Modelo/Versão | Motorização | Carroceria | Ano/Mod | Preço R$ | |
Chassi-Cabine L2H1 | 2.3dCi 16V | Chassi - Cabine | 13/14 | 85.710 | |
Novo Master Furgão L1H1 | 2.3dCi 16V | Furgão 8m3 | 13/14 | 87.170 | |
2.3dCi 16V | Furgão 10,8m3 | 13/14 | 95.670 | ||
Novo Master Extra Furgão L3H2 | 2.3dCi 16V | Furgão 13m3 | 13/14 | 99.870 | |
Novo Master Furgão Vitré L1H1 | 2.5dCi 16V | Furgão 8m3 | 13/14 | 88.670 | |
Novo Master Grand Vitré L2H2 | 2.5dCi 16V | Furgão 10,8m3 | 13/14 | 97.970 | |
Novo Master Extra Vitré L3H2 | 2.3dCi 16V | Furgão 13m3 | 13/14 | 103.070 | |
Novo Master Minibus Escolar 20L L2H2 | 2.3dCi 16V | Minibus | 13/14 | 116.100 | |
Novo Master Minibus Standard 16L L2H2 | 2.3dCi 16V | Minibus | 13/14 | 112.900 | |
Novo Master Minibus Standard 16L L3H2 | 2.3dCi 16V | Minibus | 13/14 | 120.600 | |
Novo Master Minibus Executive 16L L3H2 | 2.3dCi 16V | Minibus | 13/14 | 130.290 | |
Novo Master Minibus VIP 16L L3H2 | 2.3dCi 16V | Minibus | 13/14 | 145.900 |
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