sábado, 2 de março de 2013

Avaliação: Nissan March

IMG_2335Veículo de entrada da marca japonesa agrada consumidores e surpreende pelas condições oferecidas para realizar manutenções e reparos

Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána

Em setembro de 2011, a Nissan lançou no Brasil o March, um veículo compacto destinado a disputar o segmento de entrada. Concebido para ser um modelo urbano, ele tem comprimento de 3.780 mm, sua largura é de 1.665 mm, para uma distancia entre os eixos de 2.450 mm e altura de 1.528 mm. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 265 litros e o tanque comporta 41 litros de combustível.

IMG_2343O consumidor brasileiro aprovou, prova disso é que no ano passado, segundo dados levantados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) junto ao Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) foram emplacados 33.149 unidades do modelo.

IMG_2371Fabricado no México é oferecido com dois tipos de motorização, o 1.6L e 1.0L, igual a avaliada nesta edição pelo diretor do Centro Automotivo High Tech, Roberto Ghelardini Montibeller, Bruno Martinucci, diretor da Motor Fast e Roberto Schmidt do Centro Automotivo Denis, oficinas localizadas em São Paulo.

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O compacto japonês utiliza motor da parceira de aliança a Renault. Ele é dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, utiliza acelerador eletrônico e pode ser abastecido com gasolina, etanol ou a mistura dos dois em qualquer proporção (Flex).

DSC01909Ao usar o combustível mineral ou vegetal, entrega potência de 74 cavalos a 4.350 rpm e tem 10 kgfm de torque na mesma rotação. Completa o trem de força a transmissão manual de cinco velocidades.

Para os três reparadores o propulsor do March é simples para reparar. “As velas utilizam bobinas independentes, por isso não é preciso substituir as bobinas quando for necessário trocar os cabos”, fala Bruno Martinucci.

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As correias e filtros também são de fácil acesso, “não há necessidade de recorrer a ferramentas especiais para substituir itens como a correia Poly V, os filtros de ar e combustível”, comenta Roberto Montibeller. Já ao substituir a correia sincronizadora é preciso cuidado, “é necessário usar a ferramenta para enquadrar os lados e não perder o ponto”, recomenda Martinucci.

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O pequeno Nissan utiliza suspensão dianteira independente do tipo McPherson e traseira com eixo de torção, ambos os sistemas conhecidos dos profissionais da reparação. As rodas são de aço 14 polegadas e os pneus 165/70.

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Os freios são a discos ventilados na dianteira (260 mm de diâmetro) e tambores (203 mm de diâmetro) na traseira. Este modelo tem direção com assistência elétrica. “É um carro fácil para reparar, tem bom espaço no cofre do motor, os freios são bem dimensionados e a manutenção em geral é muito simples, sem complicações. Isso é bom, pois baixa o custo do serviço em função do tempo e o proprietário da oficina não precisa investir em ferramentas especificas para este carro”, afirma Schmidt do Centro Automotivo Denis.

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O modelo de entrada do Nissan March com motor 1.0 tem preço sugerido para venda de R$ 26.090, sai de fábrica com air bag duplo, bancos Comfort Seat, conta giros e computador de bordo. Ao adicionar o Pacote Plus com calotas integrais, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro e regulagem interna dos espelhos retrovisores o custo é de R$ 26.790.

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Com Pacote Conforto (ar condicionado/ direção elétrica progressiva/ volante com regulagem de altura) o custo é de R$ 29.890. O 1.0 S tem chave com telecomando para abertura e fechamento, retrovisores na cor do veículo, vidros, travas e retrovisores elétricos vai a R$ 30.990, todas as versões são vendidas com três anos de garantia sem limite de quilometragem.

Colaboraram: Nissan do Brasil, Concessionária AR Motors Nissan Nações Unidas

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Ficha técnica

Motor

Posição: Dianteiro, transversal

Cilindrada: 998 cm³

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Taxa de compressão: 10

Sistema de injeção: Eletrônica Multiponto Sequencial

Acelerador: Eletrônico

Potência: 74 cv a 5.850 rpm (Etanol / Gasolina)

Torque:10 kgfm a 4.350 rpm (Etanol / Gasolina)

Transmissão: Manual, 5 marchas

Tração: Dianteira

Suspensões

Dianteira: Independente, tipo McPherson

Traseira: Eixo de torção

Freios

Dianteiros: Discos ventilados (260 mm de diâmetro)

Traseiros: Tambores (203 mm de diâmetro)

Dimensões

Comprimento: 3.780 mm

Distância entre-eixos: 2.450 mm

Largura: 1.665 mm

Altura: 1.528 mm

Capacidades

Tanque de combustível: 41 litros

Porta-malas: 265 litros

Custos de peças e serviços Nissan March 1.0L

Amortecedores dianteiros: R$142,17- cada

Serviço: R$209,00

Amortecedores traseiros: R$108,42- cada

Serviço: R$146,30

Discos de freios dianteiros: R$101,45- cada

Serviço: R$209,00

Jogo de pastilhas dianteiras: R$104,67

Serviço: R$104,50

Lonas traseiras: R$104,67

Serviço: R$209,00

Óleo/ litro: R$26,50

Serviço: R$104,50

Filtro de óleo: R$14,52

Serviço: R$41,80

Filtro de ar: R$33,00

Serviço: R$41,80

Filtro de combustível: R$12,90

Serviço: R$41,80

Filtro anti-polén: R$39,00

Serviço: R$41,80

Velas: R$55,92- jogo com quatro

Serviço: R$83,60

Um comentário:

Pneus Fácil disse...

Constando que o Nissan March utiliza a excelente marca de pneus Maxxis porém ambas as medidas no aro 14 e 15 são difíceis de encontrar, sendo elas medidas novas no mercado. Trocando os 4 pneus, se não encontrada a medida original no aro 14, pode ser utilizada a medida 175/65r14 e no caso do aro 15, pode ser utilizada a 185/60r15. Sendo medidas mais comuns que podem ser utilizadas, a troca se torna mais barata.