Fernando Alonso vence em casa, Felipe Massa é terceiro e graças ao desgaste dos pneus, a prova foi bem movimentada
Por: Edison Ragassi
O retrospecto do GP da Espanha não era bom para a maioria dos pilotos, pois geralmente quem largava na pole também vencia. Assim, muita gente acreditava que veríamos uma corrida modorrenta com os pilotos da Mercedes-GP Nico Rosberg e Lewis Hamilton, respectivamente primeiro e segundo no grid de largada, revezando-se na primeira posição durante as trocas de pneus. Mas não foi assim!
Logo na largada, o alemão teve que defender-se, pois Hamilton perdeu a posição para Sebastian Vettel (RBR) e Fernando Alonso (Ferrari). Felipe Massa (Ferrari), que foi punido nos treinos classificatórios e partiu em 9º, também fez excelente largada, ganhou dois lugares. Foi pra cima de Sergio Pérez (McLaren) e na primeira volta já estava na sexta colocação.
Nesta temporada Bernie Eclestone exigiu da Pirelli desgaste rápido dos pneus e o fornecedor cumpriu a exigência, tanto que na volta 9 começaram as trocas.
E aí Alonso passou Vettel e Massa pulou para a quinta posição. Todos falavam em quatro trocas, mas acreditava-se que a Lotus conseguiria apenas três e assim foi.
Romain Grosjean abandonou com a suspensão traseira quebrada e Kimi Raikkonen usou bem as propriedades do ótimo chassi que faz seu monoposto aproveitar melhor os compostos de borrachas e terminou na segunda colocação.
Tanto Alonso como Massa, aproveitaram o equilíbrio encontrado pela Ferrari no circuito de Montmelò. A equipe trabalhou perfeitamente na estratégia de trocas dos pneus, o que levou os dois ao pódio, com o espanhol em casa no degrau mais alto.
Já as Mercedes mostraram que precisam evoluir no ritmo de corrida, apesar da primeira fila nos treinos classificatórios, arrastaram-se na pista, Nico Rosberg foi 6º e Lewis Hamilton 12º.
A RBR não encontrou o acerto ideal e amargou a quarta e quinta posição com Sebastian Vettel e Mark Webber.
Definitivamente, a McLaren não construiu um bom carro e deve dedicar-se ao modelo do ano que vem. Enquanto isso, Jenson Button e Sergio Pérez continuam sofrendo, na Espanha terminaram a prova na 8ª e 9ª posição.
Marcaram pontos no GP da Espanha
1- Fernando Alonso
2- Kimi Räikkönen
3- Felipe Massa
4- Sebastian Vettel
5- Mark Webber
6- Nico Rosberg
7- Paul di Resta
8- Jenson Button
9- Sergio Pérez
10- Daniel Ricciardo
O campeonato é liderado por Vettel (89), em segundo aparece Räikkönen (85) e Fernando Alonso (72) está em terceiro. Hamilton (50) é quarto e Massa (45) aparece na quinta colocação.
Dia 26/05 tem mais, quando acontece a próxima etapa, e desta vez é no circuito de rua em Mônaco, o GP de Monte Carlo. Estou curioso para saber se o desgaste dos pneus também proporcionará mudanças de posições e na classificação do campeonato.
Rapidinhas
Lembrando o Senna
Após vencer em casa, Fernando Alonso aceitou de um fiscal a bandeira da Espanha e saiu com ela para comemorar, da mesma maneira que fazia o brasileiro Ayrton Senna. Na época esta atitude irritou os homens da FIA que proibiram esta comemoração impondo multa. O espanhol quase foi punido, só não aconteceu porque os comissários relevaram. Apesar da vitória Alonso cobrou evolução do time. "Definitivamente temos um conjunto competitivo para o domingo. Não somos os mais rápidos nos treinos, talvez não façamos as voltas mais rápidas das provas, mas temos pit stops fantásticos, boas largadas e desgaste dos pneus. São muitos ingredientes para ter um carro competitivo e lutar pelo título", declarou.
Melhor segundo que sem pontos
Kimi Räikkönen não tem o melhor carro, mas já ganhou corrida e usa seu talento para estar entre os que brigam pelo titulo. Na Espanha, quando assumiu a segunda colocação manteve o ritmo para não ser incomodado pelo terceiro colocado e não se aproximava do líder. “Talvez a vitória fosse possível quando estávamos na liderança, mas tínhamos pneus usados e Alonso estava com novos. É muito fácil ultrapassar, então não havia nenhum motivo para realmente lutar com ele, porque não conseguiria mantê-lo atrás. Eu sabia que caso eu conseguisse ficar um pouco mais próximo, talvez eu tivesse chances. Mas no final, ele estava muito rápido”, justificou o homem de gelo.
Felipe Massa está animado
Depois de largar em 9º o brasileiro da Ferrari terminou na terceira posição. O piloto recebeu elogios da imprensa italiana e mostra otimismo para a sequencia da temporada. “Eu acho que estamos indo em uma incrível direção. Espero que, de agora em diante, lutemos pelo pódio em todas as provas. Estamos pressionando muito para melhorar o carro nos classificatórios, mas sabemos que temos um bom carro para a corrida”, comemorou depois da prova.
2 comentários:
I thіnk that ωhat you wrote mаde a ton of sense.
Howеvег, what about this? ѕuppοse you aԁded а little сontent?
I mean, I don't wish to tell you how to run your blog, however what if you added something that grabbed a person's
attentіοn? I mean "Aceleradas: GP Espanha - Uma boa corrida" is a lіttle plaіn.
You cоuld look at Yahoo's home page and note how they create news headlines to get viewers to click. You might add a video or a pic or two to grab people interested about what you'vе written.
Just my opinіon, іt ωould bring your
webѕite a little bit more interesting.
Heгe іs my weblog :: This Webpage
I got this web page from my buddy who told me about this
site and now this time I am visiting this website and reading
very informative posts at this time.
My site :: ranger forum
Postar um comentário