Novo Uno e March são carros compactos com motor 1,0 litro. Conheça as diferenças e semelhanças destes modelos que figuram entre os mais vendidos no mercado nacional
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
Veículos equipados com propulsor 1.0L tem participação importante no mercado nacional. Tanto que, no ano passado eles foram os responsáveis, segundo dados divulgados pela Anfvaea, por 1.188.027 unidades, ou 41,7% do total de modelos emplacados.
Desde o inicio das atividades em 1.976, quando lançou o 147, a Fiat Automóveis conhece bem este segmento, pois há 11 anos está na liderança em vendas. Entre seus produtos mais comercializados figura o Novo Uno, o qual alcançou a marca de 255.838 unidades emplacadas em 2012. Ele foi lançado em 2010, com uma nova arquitetura, do anterior permaneceu as formas quadradas, ganhou desenho da frente robusto, faróis retangulares com as pontas arredondadas que invadem os para-lamas.
A grade tem três aberturas no lado esquerdo e o para-choque completa o conjunto como se fosse uma só peça. Na lateral, as caixas de rodas saltam para fora, os vincos aparecem na linha das maçanetas. A traseira tem as lanternas retas nas colunas laterais e vidro reto na tampa do porta-malas.
No Brasil desde 2002, a Nissan iniciou suas atividades produzindo a picape média Frontier em São José dos Pinhais (PR), na fábrica de sua parceira de aliança a Renault. A fabricante fez o caminho contrário, foi de veículos médios, grandes a familiares (Livina, Grand Livina e Livina X-Gear), até chegar ao compacto March. Lançado em 2011 é fabricado no México (a empresa está construindo uma fábrica em Porto Real- RJ para produzi-lo no país) estreou com sucesso, naquele ano emplacou 6.939 unidades e no seguinte chegou a 33.149 unidades.
Diferente de seu concorrente utiliza design com linhas arredondadas, na frente aparece uma pequena grade ao centro e outra grande abaixo. Os faróis ovalados são encaixados nos para-lamas e invadem as laterais, nelas há vincos acima das maçanetas e área envidraçada grande. A traseira também com linhas arredondadas utiliza lanternas encaixadas nas laterais, vidro grande e o para-choque completa o conjunto como se fosse uma só peça.
Já o interior dos dois carros é semelhante. O Novo Uno tem painel com mostradores redondos, ao lado aparece um mostrador digital com informações do marcador de combustível, odometro e temperatura do motor.
Há também o ‘Econometro’, enquanto o ponteiro está no nível verde, significa que o motorista está dirigindo de maneira econômica.
No March, as linhas arredondadas figuram no painel, os mostradores são grandes, porém, a parte digital é retangular e mostra odometro, nível de combustível e informações do computador de bordo.
Em dimensões, o compacto da Fiat tem comprimento de 3.770 mm, sua largura é de 1.636 mm e a distância entre os eixos é de 2.376 mm. O volume do porta-malas é de 280 litros e o tanque de combustível recebe até 48 litros.
Enquanto que o March tem comprimento de 3.780 mm, sua largura é de 1.665 mm, para uma distancia entre os eixos de 2.450 mm. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 265 litros e o tanque comporta 41 litros de combustível.
O carro da Fiat é equipado com propulsor Fire Evo Flex, de quatro cilindros em linha, 8 válvulas, colocado na posição transversal. As bielas são longas, as capas do tipo fraturado, pistões, anéis de baixa carga tangencial com altura de compressão de 24,5 mm, anéis do tipo low friction, de 1 mm de altura no primeiro e segundo anéis.
O coletor de admissão é de plástico e tem o tensor da correia de distribuição automático. Ainda, a tampa de válvulas é feita de alumínio. Ele entrega potência de 73 cv e torque de 9,5 kgfm a 3.850 rpm (G)/ 75 cv com torque de 9,9 kgfm a 3.850 rpm (E). O câmbio é manual de cinco velocidades e tem controle eletrônico da aceleração (Drive by Wire).
O compacto Nissan utiliza motor da Renault. Ele é Flex dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas e tem acelerador eletrônico. Ao usar o combustível mineral ou vegetal, entrega potência de 74 cavalos a 4.350 rpm e tem 10 kgfm de torque na mesma rotação. Completa o trem de força a transmissão manual de cinco velocidades.
Ambos utilizam suspensão dianteira independente, tipo McPherson e traseira com travessa deformável. Os discos de freios dianteiros do Fiat são ventilados, tem diâmetro de 240 mm e os tambores traseiros tem diâmetro de 185 mm. No Nissan os discos também são ventilados de 260 mm e os tambores traseiros têm 203 mm.
A versão de entrada do Novo Uno é a Vivace, comercializada com carroceria duas portas e preço sugerido de R$ 26.140, o quatro portas sai por R$ 25.930. De série é equipado com: Rodas de aço estampado 5.0 x 13", pneus 165/70 R13 (baixa resistência a rolagem), air bag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD (HSD-High Safety Drive), calotas, brake light, Fiat Code de segunda geração, entre outros.
A opção duas portas com ar-condicionado custa R$29.128 e com direção hidráulica vai a R$ 28.090. Para incluir os dois equipamentos é necessário optar pelo Kit Celebration 5 ao custo de R$ 4.570,00, e o total passa a R$ 30.710. Já a opção quatro portas com ar-condicionado e direção hidráulica custa R$30.858.
O modelo de entrada do Nissan March com motor 1.0L só é vendido com carroceria quatro portas. Ele tem preço sugerido para venda de R$ 26.890, sai de fábrica com air bag duplo, bancos Comfort Seat, conta giros e computador de bordo. Ao adicionar o Pacote Plus com calotas integrais, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro e regulagem interna dos espelhos retrovisores o custo é de R$ 27.590.
Com Pacote Conforto (ar condicionado/ direção elétrica progressiva/ volante com regulagem de altura) o custo é de R$ 30.890. O 1.0 S tem chave com telecomando para abertura e fechamento, retrovisores na cor do veículo, vidros, travas e retrovisores elétricos vai a R$ 31.990 e o 1.0 Rio 2016 com rodas de liga leve 15", rádio MP3 player e entrada auxiliar, farol de neblina, bancos em dois tons e maçanetas externas na cor do veículo sai por R$ 33.890.
Colaboraram: Fiat Automóveis, Nissan do Brasil, Concessionária Fiat Itavema- Itaim, Concessionária Ar Motors Nissan Nações Unidas
Custos de peças e serviços Novo Uno Vivace 1.0L
*Amortecedor dianteiro: R$252,30- cada
Serviço: R$317,55
Amortecedores traseiros: R$ 143,67- cada
Serviço: R$164,25
Discos de freios dianteiros: R$ 138,42- cada
Serviço: R$262,80
Jogo de pastilhas dianteiras: R$139,25
Serviço: R$ 109,50
Lonas traseiras: R$312,42
Serviço: R$262,80
Óleo/ litro: R$36,00
Serviço: R$76,75*
Filtro de óleo: R$18,23
Serviço: -
Filtro de ar: R$36,48
Serviço: R$43,80
Filtro de combustível: R$19,58
Serviço: R$54,75
Filtro anti-polén: R$66,88
Serviço: R$ 240,99**
Velas: R$ 57,16- jogo
Serviço: R$54,75
*Preço da peça do modelo com direção hidráulica
**Inclui troca de óleo e filtro
*** Serviço de troca e higienização
Custos de peças e serviços Nissan March 1.0L
Amortecedores dianteiros: R$142,17- cada
Serviço: R$209,00
Amortecedores traseiros: R$108,42- cada
Serviço: R$146,30
Discos de freios dianteiros: R$101,45- cada
Serviço: R$209,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$104,67
Serviço: R$104,50
Lonas traseiras: R$104,67
Serviço: R$209,00
Óleo/ litro: R$26,50
Serviço: R$104,50
Filtro de óleo: R$14,52
Serviço: R$41,80
Filtro de ar: R$33,00
Serviço: R$41,80
Filtro de combustível: R$12,90
Serviço: R$41,80
Filtro anti-polén: R$39,00
Serviço: R$41,80
Velas: R$55,92- jogo com quatro
Serviço: R$83,60
3 comentários:
Bom, não vejo a matéria como um comparativo, mas sim como descritivo dos features de cada um. Que sinceramente é só acessar os respectivos sites e olhar. Afinal qual é o melhor?
Qual tem o melhor desenpenho?
Qual é mais seguro?
Qual tem melhor acabamento?
Testou o carro? Qual a opinião a respeito?
Nível de ruídos?
Como se comporta o consumo na estrada e na cidade?
Temos um vencedor?
Este é o objetivo, fazer o leitor pensar. As informações dos carros da mesma categoria estão ai. É só tirar as conclusões. Quanto a consumo é complicado, pois há diferença na maneira de dirigir, se é com o vidro aberto ou fechado, enfim são muitas as variáveis para ter uma informação certa.
Qual dos carros transporta de forma confortável 4 homens de 1.85 pesando 100 kilos??
Postar um comentário