Honda City e Chevrolet Sonic são carros com propostas semelhantes, confortáveis, espaçosos, visual chamativo e compactos para facilitar o uso nas grandes cidades
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
Com o crescimento do mercado brasileiro de automóveis, as fabricantes investem em ampliar a linha de modelos para oferecer aos consumidores. A Honda Automóveis fez isso em 2009. Depois de expandir a fabrica de Sumaré (SP), passou a produzir, além de Civic e Fit, o sedã City, um modelo mundial, que como especifica o nome, de características urbanas. Ele agradou o consumidor, tanto que em abril do ano passado, a fabricante japonesa lançou a segunda geração do carro.
Em relação ao anterior, o visual passou por modificações. Na dianteira, os para-choques, grade frontal e faróis são novos , seguem as linhas do capô de vincos acentuados. A traseira também recebeu novo design, em relação a versão anterior, as lanternas foram totalmente modificadas. O tanque de combustível teve a capacidade ampliada para 47 litros, cinco a mais do que o do modelo anterior.
No final de maio de 2012, a General Motors do Brasil, passou a comercializar no mercado nacional um carro que compete no mesmo segmento do City, o Chevrolet Sonic Sedan, também com características urbanas. As primeiras unidades que chegaram ao país eram fabricadas na Coreia do Sul, e no segundo semestre de 2012, eles passaram a importar o modelo do México. O Sonic compartilha a arquitetura global de veículos compactos desenvolvida pela empresa, a qual é utilizada também no Cobalt, Spin e Onix.
Seu visual usa linhas futuristas, com grandes faróis, vincos no capô que formam um ‘U’ na parte superior. A grade frontal é cortada por uma barra que ostenta o símbolo Chevrolet ao centro.
E na traseira, a tampa do porta-malas forma um ‘U’, as grandes lanternas estão encaixadas nas laterais, no centro uma barra cromada e o símbolo da Chevrolet aparece acima.
Por dentro, o carro da Honda agora usa um novo conjunto de instrumentos e iluminação em todas as versões. O painel blackout dá acesso às informações sobre autonomia, consumo instantâneo, consumo médio, hodômetro parcial e hodômetro total. Também possui sistema de som com rádio CD-Player (MP3/WMA) e entrada auxiliar (P2/USB).
No Sonic, o painel de instrumentos foi inspirado nos utilizados em motos. O velocímetro é digital, e computador de bordo mostra as informações referentes a consumo e quilometragem. Também é equipado de fábrica com Sistema de som AM/FM stéreo, CD Player, MP3, entrada auxiliar, 4 alto-falantes (somente dianteiros), controle no volante, sistema Bluetooth, com relógio digital, indicador de temperatura e USB no porta-luvas.
Em dimensões, o sedã compacto premium da Honda tem comprimento de 4.400 mm, largura de 1.695 mm, para uma distância entre os eixos de 2.550 mm. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 506 litros.
Já o modelo Chevrolet tem comprimento de 4.399 mm, com distância entre eixos de 2.525 mm.
A largura é de 2.004 mm, e no porta-malas a capacidade é de 477 litros.
No City, a fabricante de Sumaré utiliza o motor i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas) 1.5L de 115 cv (G)/ 116 cv (E) a 6.000 rpm. Seu torque é de 14,8 kgfm a 4.800 rpm com qualquer combustível .
Para o Sonic, a General Motors optou pelo propulsor da família Ecotec 1.6 16V, o cabeçote tem duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT). A variação é no tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape, e o coletor de admissão também é variável.
Ele entrega 120 cv abastecido com etanol e 116 cv ao usar gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo é de 16,3 kgfm (E)/ 15,8 kgfm (G) a 4.000 rpm, ainda, segundo a Chevrolet, 90% do torque está disponível a partir das 2.200 rotações. Ambos são ofertados com transmissão manual e automática, as duas opções do City são de cinco velocidades, enquanto que no Sonic o câmbio manual é de cinco marchas e o automático de 6 velocidades.
A direção do Honda tem assistência elétrica progressiva (EPS), enquanto que o Chevrolet usa assistência hidráulica. Os sistemas de suspensões dianteiro de ambos, é do tipo independente McPherson e na traseira as respectivas fabricantes optaram por barra de torção. A diferença está nos freios, pois o City tem sistema a disco na dianteira e traseira, porém, a versão de entrada DX usa tambores na parte de traz. Já o Sonic é equipado com discos dianteiros e tambor traseiro.
O Honda City é comercializado nas versões: DX manual com preço sugerido de R$ 50.990. A LX custa R$ 57.390 (Manual)/ R$ 60.450 (Automático) , e a topo de linha EX automática sai por R$ 64.990. Todas têm de série ar condicionado, freios ABS/EBD, trio elétrico e direção com assistência elétrica. As versões LX e EX têm como item de série sensores de estacionamento. A opção LX apresenta ainda rodas de liga leve de 15 polegadas em novo desenho e novo sistema de freios. Na versão EX, além do novo visual das rodas aro 16, os bancos têm revestimento em couro, o ar-condicionado é digital, há luz indicadora de direção nos retrovisores e com câmbio automático tem paddle shift (troca de marchas no volante).
A opção LT do Sonic Sedan é equipada com câmbio automático, ar-condicionado, air bags dianteiros, direção hidráulica, computador de bordo, ABS com EBD, trio elétrico, rodas em liga leve aro 15 e desembaçador do vidro traseiro. O preço sugerido para venda é de R$ 53.800. E a opção LTZ oferece os mesmos itens da LT e traz ainda: sensor de estacionamento, faróis de neblina dianteiros, apliques cromados nas maçanetas internas, friso lateral cromado, rodas em liga leve aro 16, com pneus 205/55 R16, descansa braço central, controles para o rádio no volante e rede porta-objetos no porta-malas. Com transmissão manual custa R$ 52.900 e R$ 57.600 automático.
Colaboraram: Honda Automóveis, General Motors do Brasil, Concessionária Honda HPoint Comercial Ltda e Grupo Carrera Chevrolet
Custos de peças e serviços Honda City 2013
Amortecedor dianteiro: R$372,00- cada
Serviço: 379,20
Amortecedores traseiros: R$ 241,32- cada
Serviço: R$189,60
Disco de freio dianteiro: R$ 200,43- cada
Serviço:R$ 118,50
Disco de freio traseiro: R$ 408,67- cada
Serviço: R$ 118,50
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 276,62
Serviço: R$118,50
Jogo de pastilhas traseiras: R$289,19
Serviço: R$118,50
Jogo de lonas traseiras: R$ 238,54
Serviço: R$568,80
Óleo do motor: R$25,28
Serviço: R$94,80 *
Filtro de óleo: R$31,81
Serviço:
Filtro de ar: R$ 52,63
Serviço:R$23,70
Filtro de combustível: R$ 31,33
Serviço: R$ 23,70
Filtro anti-polén: R$ 97,46
Serviço: R$ 23,70
Jogo de velas: R$299,08
Serviço: R$118,50
*Inclui troca de óleo e filtro
Custo de peças e serviços Chevrolet Sonic Sedan
Amortecedor dianteiro: R$ 733,69- cada
Serviço: R$180,00
Amortecedores traseiros: R$177,56- cada
Serviço: R$140,00
Discos de freio dianteiros: R$200,29- cada
Serviço: R$80,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 347,14
Serviço: R$40,00
Jogo de lonas traseiras: R$224,62
Serviço: R$80,00
Óleo do motor/ litro: R$26,60
Serviço:-------
Filtro de óleo: R$17,04
Serviço:-------
Filtro de ar: R$41,80
Serviço:---------
Filtro de combustível: R$105,29
Serviço:--------------
Filtro anti-polén: R$40,01
Serviço: R$140,00
Jogo de velas: R$269,60
Serviço: -------------
2 comentários:
Não entendo o motivo da mídia até hoje continuar dizendo que o Sonic é koreano, quando na verdade ele é importado do Mexico desde ano passado no modelo 12/13, com cinto de 3 pontos para todos os passageiros e interior melhorado na versão LT.
Você tem razão. Quando foi lançado em maio do ano passado, o Sonic era importado da Coréia. No lançamento foi falado que a General Motors estava subsidiando o imposto de importação, pois ele passaria a ser fabricado no México, e deste país não há cobrança de tributos para importação. As unidades fabricadas no México chegaram ao Brasil no segundo semestre de 2012, mas é possível que ainda exista o carro coreano em alguma concessionária. Obrigado pela observação, um abraço.
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