Espaço no porta-malas, motores econômicos, visual de hatch, são algumas das características das SWs compactas disponíveis no mercado brasileiro
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána- Divulgação
Derivada do Palio, desde 1.997, a Fiat Automóveis comercializa a Station Wagon (SW que no Brasil foi apelidada de perua) compacta Palio Weekend. É um veículo urbano com características familiar. Neste período passou por várias atualizações e reestilizações, a mais recente aconteceu em junho de 2012.
O exterior teve o visual renovado, os faróis e a grade superior receberam novo desenho, os para-choques ficaram mais volumosos. E no interior, ganhou novo grafismo no painel e tecidos diferenciados. Ocorreram mudanças também na arquitetura eletrônica, na versão com propulsor 1.4L, pois passou a usar arquitetura denominada G1 Low, derivada do Novo Uno.
Em 2005 a Peugeot lançou a versão SW do 206, a qual chegou para disputar clientes com o modelo da Fiat. Também derivada do hatch compacto, a perua da Marca do Leão mudou em 2008, passou a chamar 207 SW. Esta modificação pareceu um safety lift, mas não foi bem assim.
O desenvolvimento da linha 207 (HB/ SW/SD) começou em 2005. Segundo divulgado pela fabricante, o veículo recebeu 250 peças novas e outras 1.000 foram modificadas, isso envolveu o trabalho de 80 fornecedores. Na parte mecânica, o comando do câmbio de cinco marchas foi alterado, recebeu cabos de acionamento e contrapesos suplementares para aumentar o conforto das passagens de marcha e neutralizar as vibrações na alavanca.
A perua da Fiat utiliza suspensão dianteira do tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora. Os amortecedores são hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito e as molas são helicoidais.
Na traseira tem sistema com rodas independentes, eixo de torção e barra estabilizadora, os amortecedores e molas são semelhantes as da parte da frente.
A suspensão dianteira do Peugeot usa rodas independentes, no sistema pseudo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados.
Comparado ao 206 SW, o 207 SW recebeu novos amortecedores e foi retrabalhado o sistema traseiro, o qual é diferente do usado pela Fiat pois tem rodas independentes, barras de torção transversais, amortecedores hidráulicos semi-horizontais sem molas e barra estabilizadora.
A opção de entrada do SW da Fiat é equipada com motor 1.4L, sua cilindrada total é de 1.368,3 cm³. Atinge potência máxima de 85 cv (G)/ 86 cv (E) a 5.750 rpm. O Torque máximo é de 12,4 Kgfm (G)/ 12,5 Kgfm (E) a 3.500 rpm.
A Peugeot também tem propulsor 1.4L na versão de entrada de sua SW, a cilindrada total é de 1.360 cm³, atinge potência máxima de 80 cv (G) / 82 cv (E) a 5.250 rpm e o torque máximo é de 12,85 Kgfm (Etanol/Gasolina) a 3.250 rpm.
O comprimento do Palio Weekend é de 4.251 mm, com largura de 1.639 mm, a altura é de 1.515 mm, para uma distância entre-eixos de 2.437 mm. No porta-malas recebe 460 litros, com os bancos traseiros em posição normal, e o tanque de combustível tem capacidade de 460 litros.
Já o modelo da Peugeot tem comprimento de 4.084 mm, largura de 1.669 mm e distância entre os eixos de 2.443 mm. Sua altura é de 1.484 mm, a capacidade volumétrica do compartimento de bagagens com os bancos em posição normal é de 245 litros e o tanque de 50 litros.
O preço sugerido para venda do Palio Weekend ATTRACTIVE é de R$ 42.540, entre os itens de série traz: Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), direção hidráulica, air bag duplo, ABS com EBD, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, rodas em aço aro 5,5X14”, pneus 185/65 R14, entre outros.
No mês de maio, a Peugeot descontinuou a produção do 207 SW, pois lançou o hatch 208. Este novo compacto não terá opção Station Wagon, mas sim um crossover o 2008. Nas revendas autorizadas da marca restam ainda algumas unidades que com acabamento XR tem preço sugerido de R$ 36.590, entre os itens de série tem: ar condicionado, direção hidráulica, tela multifunções no painel central, travas elétricas nas portas e porta-malas com telecomando e vidros elétricos dianteiros. E a XRS que custa R$39.990, tem a mais computador de bordo, faróis com acendimento automático, rodas de liga leve 14", sensor de chuva para acionamento e ajuste do limpador de pára-brisa e vidros elétricos dianteiros e traseiros.
Colaboraram: Fiat Automóveis, Peugeot do Brasil e Concessionária Fiat Itavema- Itaim
Custos de peças e serviços Fiat Palio Weekend ATTRACTIVE 1.4 Flex
Amortecedores dianteiros R$ 232,50-cada
Serviço: R$ 284,00
Amortecedores traseiros: R$ 158,40 -cada
Serviço: R$ 165,00
Discos de freios dianteiros: R$ 133,46 -cada
Serviço: R$ 262,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$129,68
Serviço: R$110,00
Lonas de freios traseiras: R$ 237,84
Serviço: R$ 263,00
Óleo/litro: R$ 36,00-cada
Serviço: R$ 66,00
Filtro de óleo: R$18,23
Serviço: R$ 70,00
Filtro de ar: R$ 20,77
Serviço: R$ 33,00
Filtro de combustível: R$15,06
Serviço: R$ 77,00
Filtro anti-polén: R$ 100,09
Serviço: R$ 55,00
Velas: R$ 58,09- jogo
Serviço: R$ 75,00
Custos de peças e serviços 207 SW 1.4 Flex*
Amortecedor dianteiro: R$ 173,32 - cada
Amortecedor traseiro: R$ 169,55- cada
Discos de freio dianteiros: R$ 352,92
Lonas de freio traseiras: R$ 130,00
Óleo/ litro: R$ 30,00
Filtro de óleo: R$ 34,90
Filtro de combustível: R$ 24,77
Filtro anti-polén: R$ 55,56
Velas: R$ 109,96- Peça + MO
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 229,83- Peça + MO
Filtro de ar: R$ 66,49- Peça + MO
*A Peugeot trabalha com sua rede de concessionárias um pacote fechado de mão de obra para a troca de jogo de velas, filtro de ar e pastilhas dianteiras. Os demais serviços apresentam uma variação grande de valores aplicada nas revendas dos diferentes Estados onde a Marca opera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário