Com novos motores, chega ao mercado brasileiro o sedã da Ford que utiliza propulsão elétrica e a combustão, ele atinge até 100 km/h rodando com o propulsor elétrico
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Itu, interior de São Paulo, a Ford mostrou para a imprensa especializada, dia 5 de agosto o novo Fusion Hybrid. Comparado a geração anterior, o sedã de luxo que é fabricado no México, passou por várias modificações. Utiliza a mesma arquitetura e visual das versões 2.0 EcoBoost e 2.5 Flex.
O sistema propulsor passa a utilizar bateria de íons de lítio, a qual é 23 kg mais leve e mais potente. O motor a combustão, agora é 2.0L a gasolina de ciclo Atkinson e o propulsor elétrico também é novo, juntos eles geram uma potência de 190 cv. Este conjunto permite ao carro acelerar até 100 km/h usando somente o modo elétrico.
O sistema de frenagem é regenerativo, ele recupera até 95% da energia perdida nos freios. A transmissão continuamente variável e-CVT, controlada eletronicamente, gerencia a energia dos motores a gasolina e elétrico. A direção e o ar-condicionado com acionamento elétrico também contribuem para a economia de combustível.
No interior, vários recursos informam e orientam o motorista sobre a melhor forma de aproveitar toda a sua tecnologia. O painel de instrumentos "Smartgauge" conta com duas telas de LCD configuráveis e o "Ecoguide", tela que ensina a dirigir de modo mais sustentável, ele usa grafismos de folhas que aumentam ou diminuem junto com a eficiência no uso da energia.
Impressões ao dirigir
A Ford escolheu a cidade de Itú, interior de São Paulo, para mostrar o Novo Fusion Hybrid à imprensa especializada brasileira. O teste drive foi realizado no condomínio Terras de São José e nas rodovias da região.
Ao aproximar-se é fácil verificar que o visual é o mesmo do sedã que começou a ser comercializado no Brasil em outubro do ano passado.
Ao apertar o botão ‘power’, isso porque o carro não tem chave, funciona com um sensor de aproximação, fica a sensação de que falta alguma coisa, e falta mesmo. O barulho do motor entrando em funcionamento. Isso é normal, pois o que é ativado primeiro é o propulsor elétrico.
Enquanto esperávamos para sair, com o ar condicionado ligado, o motor a combustão foi acionado automaticamente, isso ocorre porque o sistema de refrigeração utiliza energia da bateria que serve para movimentar o carro. Quando parado ela vai descarregando, ao chegar em um determinado nível, o motor a combustão entra em ação para carregar esta bateria.
Como o Fusion movido só a gasolina, o Hybrid também tem um arranque lento, até porque não vale a pena querer sair da inércia de uma vez, pois o ideal é utilizar a parte elétrica que não gasta combustível.
Dentro do condomínio, onde foi necessário manter velocidade média de 30km/h, o trajeto foi feito em grande parte com motor elétrico, o qual é muito silencioso, dá até para ouvir os pneus deslizando no asfalto, mas só se estiver com os vidros abertos, pois o isolamento acústico do carro também é bem acertado.
Ao entrar na rodovia, o silencio permanece, conforme o carro ganha velocidade ele fica ainda melhor, não há trancos ou indícios de que as marchas estão sendo trocadas, isso graças ao câmbio CVT.
A Ford divulga que o motor elétrico se mantém em funcionamento numa velocidade média de 100 km/h, o anterior mantinha até 75 km/h, isso acontece, mas só em linha reta. Em São Paulo, por exemplo, em alguns trechos da Rodovia dos Bandeirantes e até da Via Dutra, seria possível rodar alguns quilômetros sem gastar uma gota de gasolina, pois o motor a combustão entra em funcionamento com um leve apertar no acelerador.
O conjunto de suspensão também está bem acertado, enfrenta curvas com muita resistência, apesar do tamanho do carro e absorve bem as imperfeições do asfalto, um pequeno desconforto é sentido por causa da banda do pneu, mas nada que incomode.
O painel de instrumentos é repleto de informações, inclusive mostra durante o trajeto qual o tipo de propulsão é usada, a bateria sendo carregada durante a frenagem e um divertido ‘folhometro’. Enquanto o carro roda no sistema elétrico, uma imagem de folhas crescendo é mostrada, isso representa o que está sendo feito para proteger o meio ambiente.
Além disso, são várias as funções disponíveis para serem programadas, mas são tantas que não deu para testar tudo no trajeto.
Com preço sugerido para venda de R$124.990, o Fusion Hybrid é o sedã grande hibrido mais barato comercializado no Brasil, tem tecnologia de ponta, e o custo de manutenção, isso sem levar em conta a parte elétrica que não necessita de manutenção preventiva, é o mesmo do modelo movido a gasolina.
O valor cobrado, por exemplo, na revisão de 10.000 km é de R$312,00, a mais cara é a de 70.000 km que tem preço de R$ 3.508. E a bateria é garantida por um prazo de 8 anos, o que não significa que depois deste período ela precisará ser trocada. A Ford não divulgou o valor desta bateria, mas caso aconteça de ela perder a utilidade, ou seja, não carregar mais, o carro funciona como um veículo normal a combustão.
Vale a dica, quem ainda não dirigiu um veículo hibrido, deve fazê-lo, mesmo que seja só uma voltinha no quarteirão em um carro de teste drive da concessionária. Você vai surpreender-se!
Os modelos da geração anterior foram comercializados em sua maioria para empresas, a Ford acredita que este perfil de clientes permaneça.
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