Novo visual, acabamento refinado, vários itens de tecnologia embarcada e motorização 1.5 para mudar o segmento de compactos Premium
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
Em agosto de 2012, a Citroën apresentou o compacto Premium Novo C3. A nova arquitetura do carro foi desenvolvida no Centro de Produção da PSA Peugeot Citroën em Porto Real (RJ). Logo no mês de abril, a Ford lançou o New Fiesta Hatch 2014, também compacto Premium, fabricado em São Bernardo, a geração anterior era importada do México.
O hatch da Citroën manteve o design de linhas arredondas, a frente com uma grande grade inferior, faróis embutidos nos para-lamas, lanternas diurnas de LED no para-choque dianteiro, e um para-brisa que avança no teto. Chamado de Zenith, ele é como uma bolha de vidro e oferece visão superior para motorista e passageiro.
Já o compacto Premium da Ford integra a série de veículos globais da fabricante. Em relação a geração anterior, ele passou por várias modificações, recebeu as linhas de design chamada de Kinetic 2.0. A frente ostenta uma grande grade no centro, grade menor na parte inferior do para-choque e os suportes das luzes de neblina na cor preta. Os faróis estão embutidos nos para-lamas.
No C3, o interior recebeu um novo quadro de instrumentos, com luz de cor branca e cinco saídas de ar arredondadas. Desde a versão de entrada é equipado com direção elétrica, ar condicionado manual, air bags duplo, freios que utilizam ABS e EBD, vidros dianteiros de acionamento elétrico, volante e banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, retrovisores de regulagem elétrica. O teto Zenith não integra a opção de entrada.
Ainda comparando o New Fiesta com a versão anterior mexicana, o interior não mudou muito. Usa o estilo cockpit, tem o painel de instrumentos com velocímetro e conta-giros analógicos, ao centro aparece um display digital com as informações do odometro e temperatura do motor. As saídas de ar são redondas nas laterais e retangulares na parte central. Traz se série, duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som MyConnection Gen. 3 com conexão USB e Bluetooth, alarme volumétrico, rodas de 15 polegadas com calota integral, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria.
O Novo C3 tem comprimento de 3.944 mm, largura total de 1.708 mm. A distância entre os eixos é de 2.460 e a altura de 1.521 mm.
Enquanto que o comprimento do New Fiesta é de 3.969 mm, com largura de 1.978 mm e a distância entre-eixos chega a 2.489 mm.
Na opção de entrada do compacto Citroën foi incorporado o novo motor 1.5i Flex de quatro cilindros, 8 válvulas, bloco e cabeçote em alumínio. Mudaram os pistões, coletor de admissão e o corpo da borboleta. Foram integrados recursos como uma válvula termostática pilotada e velas com tecnologia “V” Groove. Os pistões, anéis, assim como os cilindros usam acabamento “low friction”, tecnologia para reduzir atritos. As bielas são novas de alta resistência e baixo peso.
A rota das correias foi otimizada, conta com tensionador dinâmico para minimizar vibrações e ruídos, sistema drive by wire, o qual emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador, a taxa de compressão é de 12,5:1. Sua potência é de 89 cv (G)/ 93 cv (E) a 5.500 rpm. O torque é de 13,5 kgfm a 3.000 rpm (G) e 15,5 kgfm (E) a 4.000 rpm, o câmbio é manual de cinco marchas.
Para o Premium de entrada Ford, a fabricante preparou um novo propulsor 1.5L Flex N-VCT da família Sigma. Feito em alumínio, utiliza 16 válvulas, o comando é do tipo DOHC, oferece potência de 111 cv (E) a 5.500 rpm/ 107 cv (G) a 6.500 rpm, o torque é de 14,99 kgfm (E)/ 14,79 kgfm (G) a 4.250 rpm, com transmissão manual de cinco velocidades. Ele traz a tecnologia EasyStart que elimina o tanquinho de gasolina para partida a frio.
Conta com aquecedores na linha de combustível que são ativados automaticamente quando se abre a porta do veículo, por meio de sensores. Eles só entram em operação, dependendo da temperatura ambiente (abaixo de 20°C) e do combustível usado no tanque, o que é informado ao motorista por uma luz no painel. Tem também um sistema de partida inteligente, chamado OTIS (“One Turn Integrated Start”), de três estágios.
Comparado ao C3 anterior, os sistemas de suspensões dianteiro e traseiro foram reformulados. Na frente a bitola aumentou 14 mm. Também foram modificados amortecedores, molas, batentes dianteiros e traseiros. A dianteira utiliza sistema tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Já a traseira tem travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.
A suspensão dianteira do New Fiesta é do tipo McPherson com rodas independentes, barra estabilizadora e molas helicoidais. E na parte de trás usa eixo rígido, roda tipo semi-independente e molas helicoidais.
Os dois modelos tem freio a disco na dianteira, os do Citroën são sólidos e no Ford ventilados, na traseira ambos usam tambores.
A versão de entrada Origine do Novo Citroën C3 com motor 1.5L custa R$ 39.990, a opção Tendance traz de série a mais que a Origine: faróis de neblina, Luzes Diurnas de LED (DRL), para-brisa Zenith, rádio “Pioneer By Citroën” com comando satélite na coluna de direção e vidros traseiros com acionamento elétrico ao custo de R$ 45.160.
Já o New Fiesta S 1.5 tem preço de R$38.990. A opção SE 1.5 tem, além dos itens da S, rodas de liga leve de 15 polegadas, farol de neblina e pacote de acabamento SE, por R$42.490.
Colaboraram: Citroën do Brasil, Ford Motor Company e Concessionária Ford Navesa- Giovanni Gronchi
Custos de peças e serviços* Novo Citroën C3 1.5L
Amortecedor dianteiro: R$593,88- par
Amortecedor traseiro: R$483,70- par
Discos de freio dianteiros: R$339,43
Jogo de pastilhas dianteiras: R$145,73
Jogo de lonas traseiras: R$232,42
Filtro de óleo: R$31,98
Filtro de ar: R$67,98
Filtro de combustível: R$26,00
Filtro anti-polén: R$40,98
Velas: R$25,02
*A Citroën não divulga preços de serviços, pois eles variam de acordo com a região que está posicionada a concessionária
Custos de peças e serviços New Fiesta Hatch 1.5L
Amortecedor dianteiro: R$ 240,00- Lado esquerdo
Amortecedor dianteiro: R$ 150,00- Lado direito
Serviço: R$ 144,00- por lado
Amortecedor traseiro: R$ 173,00- cada
Serviço: R$ 96,00
Discos de freios dianteiros: R$ 229,10- cada
Serviço: R$ 96,00- par
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 408,40
Serviço: R$ 80,00
Lonas traseiras: R$ 293,10
Serviço: R$ 224,00
Óleo/ litro: R$ 32,93
Filtro de óleo: R$ 21,00
Filtro de combustível: R$ 44,00
Serviço: itens da primeira revisão com mão de obra gratuita
Filtro de ar: R$ 62,20
Serviço: junto com óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, itens de segunda revisão com mão de obra gratuita
Filtro anti-polén: R$ 26,00
Serviço: R$ 32,00
Velas: R$ 17,60- cada
Serviço: R$ 64,00
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