Injeção direta de combustível na câmara de combustão é a novidade da Ford para o motor flex que equipa o Novo Focus Sedan
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A Ford promoveu no Pavilhão da Bienal em São Paulo o pré-lançamento do Novo Focus.
Esta nova geração do carro segue a proposta de globalização da companhia e será igual ao modelo que já é comercializado na Europa e Estados Unidos.
No sedã, tudo é novo, pois ele é produzido em uma nova arquitetura e a surpresa para o público brasileiro é o motor Duratec 2.0 Direct Flex.
Este propulsor é produzido com bloco e cabeçote de alumínio, recebe etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção, e traz agora o sistema de injeção direta de combustível que é fornecido pela Bosch. O Duratec Direct passa a ser o primeiro motor flex a contar que este tipo de alimentação.
O combustível do tanque é conduzido por bombas (elétrica e mecânica de alta pressão) até as flautas onde estão os bicos injetores. O duplo comando independente e variável de válvulas controla o fluxo da injeção em alta pressão dentro do cilindro, que opera com uma taxa de compressão de 12:1.
Assim, o combustível é borrifado diretamente na câmara de combustão. Com o auxílio de sensores inteligentes, ele é queimado no ponto, na quantidade e no momento ideal para extrair o máximo de energia, a qual resulta em torque e potência para o veículo. Junto com a ação do catalisador, esse processo garante também um nível reduzido de emissões.
Comparado ao propulsor utilizado em outros países, o que será comercializado no Brasil recebeu outro tratamento para a adequação do motor aos dois tipos de combustíveis presentes no tanque. Os materiais e revestimentos especiais utilizados em todo o sistema de alimentação e combustão, incluindo bomba, tubos e válvulas, passaram por processos que protegem os componentes contra a ação de oxidação gerada pelo etanol.
Além do novo propulsor flex, o Novo Focus continua com suspensão independente nas rodas traseiras, passa a contar com sistema de estacionamento automático, além do já conhecido sistema de conectividade SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas e comandos de voz para celular, entretenimento, navegação e climatização.
O sedã médio que é fabricado na Argentina deve chegar ao mercado brasileiro entre o final de setembro ou começo de outubro.
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