quinta-feira, 5 de abril de 2012

Comparativo: Palio Weekend Adventure/ Space Cross

IMG_6153Imagem 115
Com visual robusto e esportivo o Palio Weekend Adventure inaugurou o segmento dos aventureiros urbanos e hoje enfrenta a concorrência do Space Cross  
Por: Edison Ragassi
Fotos: Estúdio Prána
Durante anos, os veículos com carroceria station wagon eram vistos no mercado nacional como familiares, tanto que até receberam o apelido de ‘perua’.

IMG_6122

Isso mudou em 1999, quando a Fiat lançou o Palio Weekend Adventure, veículo de carroceria station, visual fora de estrada, sem a tração 4X4, mas com o mesmo padrão de conforto de um carro de passeio. O conceito agradou o consumidor, assim, o veículo evoluiu, ao longo dos anos recebeu atualizações e novas mototizações.
Imagem 110

Tradicional no segmento station (quem não se lembra da Variant?), a Volkswagen lançou no ano passado um veículo concorrente do bem sucedido produto da Fiat, o SpaceCross.

IMG_6112

O aventureiro da Fiat é fabricado em Betim (MG) tem comprimento de 4.237 mm e largura de 1.639mm. Sua distância entre os eixos é de 2.437 mm, a altura é de 1.515 mm e a capacidade volumétrica do porta-malas é de 460 litros.

Imagem 105

Enquanto que o VW é produzido na Argentina, seu comprimento é de 4.187 mm, com largura de 1.904mm, distância entre-eixos de 2.469 mm, altura de 1.591 mm e porta-malas de 430 litros.

IMG_5919

No Palio Weekend Adventure, a fabricante de Minas Gerais usa o propulsor 1.8 16V E.TorQ, com potência de 132 cv (E)/ 130 cv (G) a 5.250 rpm e torque de 18,9 kgfm (E)/18,4 kgfm (G) a 4.500 rpm. 

Imagem 056

Para o Space Cross, a VW optou pelo motor 1.6 8V VHT Total Flex, que entrega 104 cv (E) e 101 cv (G). Seu torque máximo é de 15,4 kgfm(G) e 15,6 kgfm(E) a 2.500 rpm. 
Nos dois modelos há opção de câmbio manual, ou automatizado de 5 marchas. Em comum o fornecedor do sistema, a Magneti Marelli.
IMG_6035Imagem 005

Ambos usam suspensão independente tipo McPherson na dianteira. O sistema traseiro do Adventure tem rodas independentes, eixo de torção e barra estabilizadora e no Space Cross é interdependente com braços longitudinais.
IMG_5966Imagem 030

Os freios que equipam o Palio Adventure são a disco ventilado com diâmetro de 284 mm, e a tambor de 228 mm na traseira. A VW oferece em seu carro discos ventilados dianteiros, eles têm diâmetro de 280 mm e marcação para mostrar o momento certo de obstiná-los e o tambor traseiro é de 200 mm. A direção hidráulica é item de série nas duas stations, assim como o ar-condicionado.

IMG_6086

Com preço sugerido para venda de R$ 54.580, o Palio Adventure  sai de fábrica com: bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, computador de bordo, faróis de neblina e de profundidade, HSD (High Safety Drive) – air bag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD, retrovisores externos elétricos, rádio CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, rodas de liga leve 5.5 x 15", protetor de cárter, travas elétricas e automáticas das portas a 20 km/h, entre outros itens. O sistema Locker é opcional e custa R$ 1.549,00, ele atua no diferencial para auxiliar a rodagem em piso de terra e lama. Com câmbio automatizado Dualogic o preço é de R$ 56.570.
Imagem 149

O Space Cross com câmbio manual tem preço sugerido para venda de R$ 58.735, ele sai da fábrica com: alarme e imobilizador eletrônico, air bag para motorista e passageiro, auxílio de estacionamento, faróis de neblina, gaveta sob o banco do motorista, rodas de liga leve 6J x 15, entre outros. E com transmissão automatizada I-Motion ASG (Automated Sequential Gearbox) o custo é de R$ 61.460.
IMG_6165Imagem 118

Colaboraram:
Volkswagen do Brasil, Fiat Automóveis, Concessionária Volkswagen Green Automóveis- Giovanni e Concessionária Fiat Itavema Itália- Moema

Custos de peças e serviços
Fiat Palio Adventure
Amortecedor dianteiro:   R$ 235,00 cada
Custo do serviço:    R$ 75,60 cada lado
Amortecedor traseiro: R$ 169,53  cada
Custo do serviço:       R$ 75,60
Disco de freio dianteiro: R$ 197,91 cada
Custo do serviço:   R$ 151,20
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 270,99
Custo do serviço:      R$ 151,20
Jogo de lonas traseiras: R$ 365,49
Custo do serviço:   R$ 94,50
Óleo do motor/ Litro:  R$ 37,79 Litro
Custo do serviço:        R$ 56,70
Filtro de óleo:     R$ 34,14
Custo do serviço:R$ 56,70
Filtro de ar   R$ 47,26
Custo do serviço:: R$ 66,15
Filtro de combustível: R$ 14,83
Custo do serviço:       R$ 66,15
Filtro anti-polén:    R$ 97,80
Custo do serviço:   R$ 47,25
Jogo de velas:      R$ 90,52  Jogo
Custo do serviço:  R$ 47,25

VW Space Cross 1.6 Total Flex
Amortecedores dianteiros: R$ 451,26 - Cada
Serviço:     R$ 308,00  
Amortecedores traseiros: R$ 547,06 - Cada
Serviço:     R$ 154,00 
Discos de freios dianteiros: R$ 178,00 - Cada
Serviço: R$ 98,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 366,00
Serviço:  R$  98,00
Lonas de freios traseiras: R$ 167,00 - jogo
Serviço: R$ 154,00
Óleo: R$ 29,31 - litro
Serviço: R$ 70,00
Filtro de óleo: R$ 17,20 - Cada
Serviço: Em conjunto com a troca de óleo
Filtro de ar: R$ 26,53 - Cada
Serviço: R$ 42,00
Filtro de combustível: R$32,56
Serviço: R$ 42,00
Filtro anti-polén: R$ 24,82 - Cada
Serviço: R$ 28,00
Velas: R$ 72,00 - jogo
Serviço: R$ 98,00

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo,assim fica facil escolher um carro.