Veículo que marcou a entrada da VW no segmento de picapes médias ganha câmbio automático de oito marchas e motor mais potente que usa Diesel S-50
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Dia 30 de março, a Volkswagen reuniu a imprensa especializada brasileira em Guarulhos (SP), e apresentou sua picape média equipada com câmbio automático de 8 marchas.
Segundo divulgado pela fabricante, as oito velocidades possibilitaram aos engenheiros ampliar a distância entre as relações da primeira e da oitava marchas em relação às transmissões automáticas convencionais.
Graças a esta maior amplitude, o motor TDI trabalha de forma ainda mais eficiente, sempre dentro do regime de rotações ideal, e é mais econômico e ágil. A oitava marcha foi configurada como “overdrive”, para operar com o motor em rotação reduzida sempre que as condições de terreno e aceleração permitirem, economizando combustível.
A primeira marcha foi calculada para esforços acima do normal, como no uso off-road, para arrancar com carga em subidas íngremes ou quando o veículo é usado para reboque. Como na versão manual, a Amarok automática e tração 4MOTION dispensam a necessidade de engrenagens de redução.
O motor passou por modificações, foram feitas atualizações do software de controle e alterações nos turbocompressores. O novo 2.0L biturbo TDI agora entrega 180 cv e torque máximo de 42,8 kgfm (o anterior tinha 163 cv e torque de 40,7 kgfm), assim, a capacidade de reboque aumentou para 2.860 kg.
Este propulsor atende as normas da fase L6 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) para veículos a diesel. A adequação à nova regulamentação foi obtida com a introdução de um filtro de partículas (DPF – diesel particulate filter), que reduz o nível de emissões de material particulado.
Os motores L6 devem ser alimentados somente com diesel do tipo S-50, disponibilizado nos postos de serviço desde janeiro deste ano. Os proprietários serão orientados no manual do veículo e no bocal do tanque de combustível sobre a necessidade da utilização do combustível.
De série, a picape média da VW traz airbags frontais e freios ABS, o exclusivo ABS para a função off-road. As versões Highline e Trendline podem contar opcionalmente, com o sistema ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade –, Controle Automático de Descida (HDC) e Assistente para Partida em Subida (HSA). O ELD (bloqueio eletrônico do diferencial), que contribui para a estabilidade do veículo, é standard em toda a linha.
A suspensão dianteira é do tipo independente, com braço duplo transversal e mola helicoidal, o diâmetro da barra estabilizadora é de 28 mm. Na traseira usa eixo rígido e molas de três lâminas, com câmbio manual são cinco lâminas.
Com preço sugerido para venda de R$ 135.990, a VW Amarok com câmbio automático de oito marchas só é comercializada na versão topo de linha Highline e já é encontrada nas revendas autorizadas da marca.
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