A cabine cresceu
Sucesso em vendas no Brasil, a picape compacta Fiat Strada Adventure agora tem cabine dupla e transporta quatro pessoas
Texto: Edison Ragassi
Fotos: ER/Divulgação
Já esta no mercado, a Fiat Strada Adventure Cabine Dupla (CD). O modelo foi mostrado para a imprensa especializada de todo o Brasil, na usina hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu. Ele veio para completar a gama de picapes compactas desenvolvidas pela fabricante de Betim (MG). A história de sucesso da Fiat com estes veículos começou em 1977, quando a marca lançou a picape 147, a primeira derivada de um automóvel, na época o principal produto da fabricante italiana o Fiat 147.
Como o consumidor aprovou, o modelo evoluiu. Em 1995, chegou a Trekking, primeiro veículo com características de off-road light do mercado brasileiro. A Fiat Strada foi lançada em 1998, como integrante da família Palio (que inclui o hatchback, a station wagon e o sedã). No ano seguinte foi a vez da versão Cabine Estendida. Já em 2001 ela foi renovada e recebeu a versão Adventure. Uma grande inovação tecnológica foi acoplada em 2008 com a entrada do sistema Locker de bloqueio de diferencial, incorporado para superar condições de rodagem adversas.
Assim, todas estas mudanças e inovações fizeram com que a picape compacta da Fiat alcançasse o primeiro lugar em vendas, onde se mentem por nove anos. Agora na versão CD, é possível transportar quatro pessoas, pois a cabine foi reprojetada para este fim, inclusive as regiões onde são afixados os cintos de segurança foram reforçadas.
Ao conceber a versão cabine dupla, a Fiat ouviu o consumidor, que aguardava esta solução, pois recorriam às oficinas independentes, as quais acrescentavam a versão com cabine estendida, pequenos bancos e cintos de segurança na parte traseira.
Equipada com propulsor 1.8 Flex, oferece 112 cv de potência e torque de 17,8 kgfm abastecido com gasolina, ao usar álcool a potencia é de 114cv com 18,5 kgfm de torque. Comparada com as outras versões, a principal modificação mecânica ocorreu no conjunto de suspensão. As molas traseiras ganharam mais flexibilidade, 0,36 mm/daN, enquanto que na Cabine Estendida é de 0,32 mm/daN. Os amortecedores dianteiros (Power-shock, tecnologia da Magneti Marelli Cofap, que possuem molas internas anti-roll) e traseiros também foram recalibrados.
Todas as versões da picape compacta usam eixo traseiro Ômega e molas parabólicas longitudinais. Assim, filtros, cabos e velas, pastilhas, discos e lonas dos freios, óleo do motor, entre outros itens, são iguais em todas as opções de modelos equipados com propulsor 1.8 Flex.
Por acomodar mais duas pessoas, a caçamba diminuiu tem capacidade de 580 litros, na cabine normal a capacidade é de 1.100 litros, e a versão estendida recebe até 800 litros.
Com preço sugerido para venda de R$ R$ 46.440, a Strada CD, já vem equipada com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, computador de bordo, volante com regulagem de altura, My Car Fiat, função Follow Me Home (acendimento temporizado dos faróis baixos com o veículo desligado). Também sai de fábrica com: pneus de uso misto 205/70 R15 rodas em liga leve 15”, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, quadro de instrumentos exclusivo Adventure, espelhos retrovisores externos com luz de direção integrada, brake light, faróis de profundidade e de neblina, portas-garrafa nas laterais traseiras, janela traseira corrediça com grade protetora e porta-escadas, protetor de motor e câmbio, caçamba com protetor, tampa removível e chave.
O sistema Adventure Locker é opcional, assim como, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico e rádio Connect (rádio CD player com RDS, leitor de MP3 e WMA, viva-voz Bluetooth e entradas USB e iPod), ABS, air bag duplo, retrovisores externos elétricos, teto solar, bancos revestidos parcialmente em couro e volante revestido em couro. A linha de picapes compactas da Fiat é composta por: Fire 1.4 Simples/ Estendida, Trekking 1.4 Simples/ Estendida, Trekking 1.8 Simples/ Estendida e Adventure Estendida/ Dupla.
Com este produto, a expectativa da Fiat e de trazer para a marca novos consumidores, e até conquistar compradores de picapes médias como Ranger e S10. Também sabe que alguns clientes das versões cabine simples e estendida devem migrar para a dupla.
Ficha técnica
FIAT STRADA ADVENTURE CABINE DUPLA 1.8 FLEX | |
Motor | |
Posição | Transversal, dianteiro |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada total | 1.796 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Potência máxima (ABNT) / regime | 112 cv / 5.500 rpm (gasolina) – 114 cv/ 5.500 rpm (álcool) |
Torque máximo (ABNT) / regime | 17,8 kgm / 2.800 rpm (gasolina) – 18,5 kgm / 2.800 rpm (álcool) |
Nº de válvulas por cilindro | 2 |
Eixo de comando de válvulas | Um no cabeçote |
Ignição | |
Tipo | Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção |
Alimentação | |
Combustível | Gasolina/Álcool |
Injeção Eletrônica | Delphi, multiponto, seqüencial |
Câmbio | |
Número de marchas | 5 à frente e uma à ré |
Tração | Dianteira com juntas homocinéticas |
Sistema de Bloqueio do Diferencial | Bloqueio eletromecânico – Locker (Opcional) |
Embreagem | |
Tipo | Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico |
Sistema de freios | |
De serviço | Hidráulico com comando a pedal. (ABS opcional) |
Dianteiro | A disco ventilado (Ø de 284 mm), com pinça flutuante |
Traseiro | A tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo |
Suspensão dianteira | |
Tipo | MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora |
Amortecedores | Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito (Powershock) |
Elemento elástico | Molas helicoidais |
Suspensão traseira | |
Tipo | Com eixo rígido tipo Ômega |
Amortecedores | Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET |
Elemento elástico | Mono-lâmina longitudinal parabólica |
Direção | |
Tipo | Hidráulica, com pinhão e cremalheira |
Diâmetro mínimo de curva | 11,3 m |
Rodas | |
Aro | 5,5 x 15", em liga leve (estepe em aço estampado) |
Pneus | 205/70 R15 |
Peso do veículo | |
Em ordem de marcha (Std A) | 1.195 Kg |
Carga útil (com condutor) | 650 Kg |
Peso máximo rebocável (reboque sem freio) | 400 Kg |
Nenhum comentário:
Postar um comentário