Modelo de carro elétrico lançado pela Fiat em 2006 é utilizado como meio de transporte na hidrelétrica Itaipu e também pelos outros parceiros do projeto
Fotos: Divulgação
Depois de um dia de trabalho, enfrentado o anda e para dos congestionamentos, você chega em casa e encosta o carro. Antes de entrar, você liga uma ponta de um fio na entrada do bocal do tanque, e a outra naquela tomada escondida no canto da garagem. Pronto! Depois de oito horas o carro esta ‘abastecido’ para enfrentar outro dia de anda e para no transito caótico de uma grande cidade, sem emitir 1 miligrama de poluente.
Com esta introdução, o leitor deve imaginar que falamos de veículos em testes nos grandes centros como os da Europa e Estados Unidos. Se você pensou isso, enganou-se! Este veículo existe, é o Palio Weekend Elétrico, desenvolvido no Brasil pela Fiat Automóveis, em parceria com a hidrelétrica Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO.
O motor que equipa o modelo oferece potência máxima de 15 Kw, o equivalente a 20 cavalos, e torque máximo de 50 newton metro (5,1 kgfm). Ele acelera de 0 a 60 km/h em 9 segundos e leva o veículo a velocidade máxima de 100 km/h.
Para ter as dimensões reduzidas, este propulsor é refrigerado a água, e alimentado por uma bateria fabricada na Suíça 100% reciclável, pois utiliza cloreto de sódio.
Um detalhe interessante, apesar de usar eletricidade como combustível, o modelo preservou o tradicional sistema elétrico de 12 volts, o qual alimenta lâmpadas, faróis e sistema de som.
Assim foram abolidos, filtros (ar, óleo e combustível), óleo lubrificante do motor, velas, correias, sensores de ar, temperatura, entre outros componentes. O motor elétrico também não usa caixa de câmbio. A transmissão do carro é composta por um redutor de engrenagens e o diferencial, responsável por levar a força para as rodas dianteiras. No lugar da tradicional alavanca um artefato do tipo joystick que pode ser utilizado em três posições: Drive, Neutro e Ré.
A carroceria do Fiat Palio Weekend Elétrico, fabricada em Betim (MG), é idêntica a utilizada pelo modelo com motor a combustão. Sua linha de montagem fica na usina hidrelétrica Itaipu, lá são colocados motor, transmissão e baterias, específicos da versão elétrica. Para adequar-se a nova configuração, os sistemas de freios e suspensões foram recalibrados.
Em principio, ao simplesmente olhar o Palio Weekend, ele é idêntico ao modelo vendido nas concessionárias Fiat de todo o Brasil. A grande diferença é percebida ao dirigir este carro. Não há barulho, o que se ouve, com os vidros abertos, é o ruído dos pneus em contato com o solo.
E a performance é semelhante a dos carros equipados com propulsor 1.0L, enfim, é um ótimo meio de locomoção para circular nas grandes cidades, onde o transito é lento, sem poluir o meio ambiente.
O carro elétrico, ainda não tem ar-condicionado e direção hidráulica, e segundo os engenheiros da Fiat, estes equipamentos estão em desenvolvimento. O mesmo acontece com a bateria, a atual pesa 165Kg, mas o objetivo é reduzir o tamanho e aumentar autonomia.
No total são 21 Palio Weekend Elétrico já produzidos, os quais são utilizados pelas empresas parceiras do projeto: Itaipu Binacional, KWO, AMPLA, CPFL, Copel, Eletrobrás, Cemig e a Fiat. A projeção é de produzir 50 veículos até o primeiro semestre de 2010.
Com preço médio de R$ 140.000, o modelo já está homologado, porém ainda não é comercializado ao grande público.
Ficha técnica
FIAT PALIO WEEKEND ELÉTRICO | ||
Motor | ||
Tipo | Elétrico Asíncrono Trifase | |
Potência Nominal | 15 Kw (20 cv) | |
Potência Máxima | 28 Kw (37,8 cv) | |
Torque Nominal | 50 Nm (5,1 kgfm) | |
Torque Máximo | 124 Nm (12,6 kgfm) | |
Alimentação | ||
Combustível | Energia Elétrica | |
Bateria | Sódio-Níquel-Cloro | |
Tensão | 253 V | |
Energia | 19,2 Kwh | |
Tempo de Recarga | 8 horas | |
Câmbio | ||
Número de marchas | Drive, Neutro e Ré | |
Tração | Dianteira | |
Sistema de freios | ||
De serviço | Hidráulico com comando a pedal. | |
Dianteiro | A disco maciço (Ø de 257 mm) com pinça flutuante | |
Traseiro | A tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo | |
Suspensão dianteira | ||
Tipo | MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora | |
Amortecedores | Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito | |
Elemento elástico | Molas helicoidais | |
Suspensão traseira | ||
Tipo | Com rodas independentes, braços oscilantes inferiores longitudinais e barra estabilizadora | |
Amortecedores | Hidráulicos, telescópicos de dupla efeito, tipo WET | |
Elemento elástico | Molas helicoidais | |
Peso do veículo | ||
Em ordem de marcha | 1180 Kg | |
Carga útil (com condutor) | 310 Kg | |
Dimensões externas | |
Comprimento do veículo | 4.237 mm |
Largura do veículo | 1.639 mm |
Altura do veículo (vazio) | 1.504 mm |
Distância entre-eixos | 2.437 mm |
Bitola dianteira | 1.418 mm |
Bitola traseira | 1.420 mm |
Desempenho | |
Velocidade máxima | 100 km/h |
0 a 60 km/h | 9 s |
Autonomia | |
Circuito misto urbano/rodoviário | 120 km |
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