O três volumes da VW chega com transmissão manual ou automática e duas opções de motorização, uma delas usa turbo compressor e injeção direta de combustível
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Mostrado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado, o Novo Jetta foi apresentado oficialmente para a imprensa especializada em Mogi das Cruzes dia 25 de março. O carro fabricado no México foi projetado pelos irmãos gêmeos brasileiros, Marco Antonio e José Carlos Pavone. Os engenheiros foram descobertos em 1998 pelo programa de talentos promovidos pela fabricante de São Bernardo do Campo.
As linhas do modelo seguem a identidade visual global adotada pela marca. A grade do radiador, em preto brilhante, combina com o grupo óptico trapezoidal. Logo abaixo, aparece o para-choque na mesma cor da carroceria. Na parte inferior da peça, uma entrada de ar adicional e um aerofólio estilo “bandeja” – inspirado nos splitters usados em carros de competição – para reforçar o visual esportivo.
A porção superior da parte frontal mostra uma forte transição, desde o capô em forma de V até os para-lamas. De acordo com o designer brasileiro José Pavone, a transição nesta área dos “ombros” do carro foi tirada integralmente do carro conceito NCC (New Compact Coupé) e adiciona ao estilo dinamismo.
A lateral tem linhas acentuadas, a curvatura do teto é semelhante a utilizada em modelos cupê. Um vinco corta o carro de ponta a ponta, ele passa acima das maçanetas, os retrovisores usam lâmpadas repetidoras e as caixas de rodas são ressaltadas.
Para evitar os comentários de que sedã tem traseira desalinhada, os irmãos brasileiros procuraram caprichar no design da parte de trás do carro. As lanternas são divididas em duas seções, estendendo-se nas laterais desde os para-lamas até a parte posterior do carro.
O interior segue as linhas e detalhes de acabamento utilizados nos veículos premium da marca como Passat e oTiguan. No painel os mostradores são grandes, ao centro em um retângulo as informações do computador de bordo, inclusive a opção do mostrador de velocidade digital.
Em relação ao antecessor, o Novo Jetta cresceu. A distância entre os eixos é de 2.651 mm com 1.778 mm de largura, seu comprimento total é de 4.644 mm e porta-malas oferece 510 litros de espaço para bagagem.
A versão de entrada é a Comfortline, equipada com motor 2.0 Total Flex, ele oferece 116 cv de potência abastecido com gasolina e 120 cv ao usar etanol, disponíveis a 5.000 rpm. Seu torque máximo (17,7 kgfm-G/18,4 kgfm-E) aparece 4.000 rpm. Esta versão usa transmissão MQ250 manual de cinco velocidades. Também está disponível com câmbio automático AQ250 Tiptronic (segunda geração) de seis marchas.
Com acabamento Comfortline usa rodas de liga leve 16 polegadas e pneus 205/55 R16, limpadores de para-brisas com variação intermitente, para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, protetor de cárter, espelhos retrovisores com acionamento elétrico aquecidos e saída de escapamento dupla. Entre os dispositivos de segurança, conta com, três apoios de cabeça traseiros, freios ABS, ASR, EDL, air bags para o motorista e passageiro da frente com desativação para o lado do passageiro e air bags laterais nos bancos dianteiros.
Ainda é equipado com alarme antifurto, aviso sonoro de faróis ligados, sistema Isofix para fixação de cadeira de segurança para crianças, aviso sonoro da não utilização dos cintos de segurança, cintos de segurança frontais com pré-tensionador e cinto de segurança de três pontos para o passageiro sentado ao centro do banco traseiro, faróis com dupla parábola, faróis de neblina e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Já a versão Highline topo de linha usa motor 2.0 TSI, movido a gasolina com 200 cv e torque de 28,5 kgfm. Este propulsor utiliza turbocompressor, sistema de injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro e comando de válvulas variável. Sua transmissão é a DSG, de dupla embreagem Tiptronic e seis marchas.
Nesta opção o Novo Jetta vem equipado, de série, com: o novo rádio MP3 touchscreen com Bluetooth, freios ABS, ASR, EDL e controle eletrônico de estabilidade ESP, rodas de liga com 17 polegadas, ar-condicionado Climatronic com duas zonas, controle automático de velocidade (piloto automático), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor crepuscular e sensor de chuva, função Coming & Leaving Home de acionamento dos faróis e bancos revestidos em couro.
Usa seis air bags (dois dianteiros, dois laterais para os ocupantes da frente e dois do tipo cortina, que protegem a área das janelas laterais de todo o veículo). Para assegurar que os air bags serão acionados o mais rapidamente possível, tem um sistema especial de sensores para detectar a intensidade das colisões e ativar o equipamento. O dispositivo eletrônico, colocado no centro do compartimento de passageiros, avalia sinais de desaceleração de baixa frequência. Ao mesmo tempo, acelerômetros especialmente ajustados avaliam frequências médias ou na faixa audível. Esses sinais são gerados como ondas ao longo do carro quando as longarinas da frente sofrem uma rápida deformação, que se propagam em alta velocidade, tornando possível avaliar a severidade da colisão com muita rapidez.
O sistema dianteiro de suspensão das duas versões é o mesmo, independente, tipo McPherson, com molas helicoidais integradas e barra estabilizadora de 20 mm de diâmetro. Na traseira a opção Comfortline usa sistema semi-independente, com braços múltiplos, molas helicoidais e barra estabilizadora de 32 mm de diâmetro. Já a Highline tem suspensão traseira independente, com braços múltiplos, molas helicoidais e barra estabilizadora de 20 mm de diâmetro.
O Novo Jetta Comfortline com transmissão manual tem preço sugerido de R$ 65.755, ao adicionar o câmbio automático vai a R$ 69.990. O Highline 2.0 TSI automático custa R$ 89.520.
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