A S10 passou a ser fabricada com nova arquitetura, ganhou novo motor diesel e novas caixas de câmbio, a Amorok recebeu câmbio automático de 8 marchas e o propulsor evoluiu
Por: Edison Ragassi
Fotos: Estúdio Prána
Este ano as fabricantes de veículos mostraram as novas picapes médias. Em fevereiro, a General Motors lançou a nova Chevrolet S10. A líder em vendas do segmento há 16 anos mudou radicalmente.
Fabricada na unidade de São José dos Campos (SP), agora também é produzida na Tailândia e em outras fabricas no mundo, o projeto foi desenvolvido no Brasil.
Já no mês de março, a VW passou a comercializar sua picape média Amarok com transmissão automática de 8 velocidades.
O modelo é produzido na Argentina e também é um veiculo global. A primeira versão chegou em 2010, mas só com câmbio manual.
Para a Nova S10 a GM desenvolveu um novo motor 2.8 Turbodiesel CTDI, que tem bloco de ferro fundido, já o cárter e cabeçote são feitos em alumínio. O turbo é de geometria continuamente variável, sua diferença dos de geometria fixa são as pás que se movimentam continuamente.
O cabeçote usa duplo comando de válvulas tubular feitos em aço inox, balanceiros roletados de baixo atrito. Na injeção de combustível, o sistema é o common rail, com velas aquecedoras, ajuste hidráulico das válvulas e corpo de borboleta de nova geração. Sua potência é de 180 cv a 3.800 rpm e o torque de 47,9 kgfm a 2.000 rpm. Com a Nova S10 a Chevrolet passou a disputar o segmento de picapes médias de transmissão automática, a caixa é nova a 6L50 de seis velocidades.
Comparado ao motor usado na primeira versão da Amarok, ele passou por modificações para atender as normas da fase L6 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) para veículos a diesel. A adequação à nova regulamentação foi obtida com a introdução de um filtro de partículas (DPF – diesel particulate filter), que reduz o nível de emissões de material particulado.
Ainda foram feitas atualizações do software de controle e alterações nos turbocompressores. Assim, este 2.0L biturbo TDI entrega 180 cv de potência e torque máximo de 42,8 kgfm (o anterior tinha 163 cv e torque de 40,7 kgfm). Para atender as normas de emissões, o motor da S10 e da Amorok precisa ser alimentado somente com diesel do tipo S-50.
Também em comum as duas picapes tem o fornecedor do turbo. Eles são da Garrett de geometria continuamente variável, com vanes (aletas) que se movimentam de acordo com o regime de rotação do motor, para acentuar o desempenho e proporcionar economia de combustível e reduzir as emissões de CO2.
Na picape da Chevrolet a suspensão dianteira é independente, com braços articulados, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alto desempenho.
A traseira tem feixe de molas semi-elípticas de dois estágios, os amortecedores são do mesmo tipo da dianteira.
A VW usa em sua picape suspensão dianteira independente, com braço duplo transversal e mola helicoidal. A traseira tem eixo rígido e mola de lâminas.
Os freios da S10 são a discos ventilados de 300 x 27 mm na dianteira e tambor de 147,5 x 50 mm na traseira.
Na Amarok os discos de freios também são ventilados, diâmetro de 303 mm e o tambor de freio com regulagem automática tem diâmetro de 295 mm. A direção é hidráulica nos dois modelos.
O comprimento total da picape Chevrolet é de 5.347 mm, para uma distância entre os eixos de 3.096 mm. Com largura total de 2.132 mm, a altura é de 1.827 mm, na caçamba a capacidade volumétrica é de 1.061 litros, a carga máxima é de 1.039 kg e o tanque de combustível recebe 76 litros.
Enquanto que o comprimento da Amaorok é de 5.254 mm, com distância entre-eixos de 3.095 mm. Sua largura total é de 2.228 mm e altura de 1.834 mm. O volume da caçamba é de 1.280 litros, a carga útil máxima é de 1017 kg e a capacidade do tanque de combustível é de 80 litros.
A Nova S10 com transmissão automática é comercializada na versão LT ao preço de R$109.703, traz de série: Ar-condicionado / freios ABS nas 4 rodas / air bag duplo / computador de bordo / alarme / vidros, travas e retrovisores externos elétricos / faróis de neblina / rodas de alumínio 16", banco do motorista com regulagem de altura/ capas dos retrovisores, maçanetas externas e para-choques na cor do veículo / luz indicadora de direção integrada aos retrovisores externos / desembaçador elétrico do vidro traseiro / console central de assoalho / chave canivete / radio Doble Din com CD Player, MP3, Bluetooth, entrada USB e auxiliar.
A opção topo de linha é a LTZ, seu preço sugerido é de R$ 130.840, além dos itens da LT é equipada com: Ar-condicionado digital / interior em couro / rodas de alumínio 17" / banco do motorista com ajuste elétrico / lanternas traseiras em LED / regulagem elétrica de altura dos faróis / estribos laterais / Rack de teto / capas dos retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro com detalhes cromados / faróis em formato de projetor / luz de neblina traseira / controle eletrônico de estabilidade / controle de tração / retrovisores externos rebatíveis eletricamente.
Com câmbio automático de 8 marchas a VWAmarok só é comercializada na versão topo de linha Highline ao custo de R$ 130.550. De série traz: air bags frontais/ freios ABS, o exclusivo ABS para a função off-road/ ELD (bloqueio eletrônico do diferencial)/ar-condicionado Climatronic “dual zone”/ desembaçador do vidro traseiro/ retrovisores com acionamento elétrico/ Radio RCD-510 com CD-changer, entrada SD-card e tela “touch-screen” e sistema Bluetooth/ travamento central e alarme keyless/ duas tomadas de 12V na cabine e uma na caçamba/ vidros com acionamento elétrico/ tração 4Motion permanente/ travamento mecânico do diferencial traseiro/ volante multifuncional com comandos do rádio/ antena incorporada à carcaça do retrovisor esquerdo/ computador de bordo/ controlador de velocidade (piloto automático)/ sensor traseiro de estacionamento/ pneus 255/60 R18/ rodas de liga leve de 18“ (inclusive estepe)/ faróis de neblina/ protetor do cárter/ para-barro.
As versões Highline e Trendline podem contar opcionalmente, com o sistema ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), Controle Automático de Descida (HDC) e Assistente para Partida em Subida (HSA).
Colaboraram: General Motors do Brasil, VW do Brasil, Concessionária Chevrolet Aba- Higienópolis e Concessionária Caraigá VW- Morumbi
Nova S10 cabine dupla diesel automática
Custos de peças e serviços
Amortecedores dianteiros: R$ 741,78
Serviço: R$110,00
Amortecedores traseiros: R$323,24
Serviço: R$88,00
Discos de freios dianteiros: R$772,98
Serviço: R$ 88,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$575,14
Serviço: R$66,00
Lonas de freios traseiras: R$ 449,23
Serviço: R$110,00
Óleo/ litro: R$39,00
Serviço: -
Filtro de óleo: R$58,00
Serviço: -
Filtro de ar: Preço não disponível
Serviço: R$33,00
Filtro de combustível: R$156,23
Serviço: R$33,00
Filtro anti-polén: R$118,51
Serviço: R$33,00
Amarok diesel automática
Custos de peças e serviços
Amortecedores dianteiros: R$ 453,74- cada
Serviço: R$ 207,31
Amortecedores traseiros: R$ 257,63 - cada
Serviço: R$ 90,70
Discos de freios dianteiros: R$ 391,95- cada
Serviço: R$ 116,61
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 366,20
Serviço: R$ 116,61
Lonas de freios traseiras: R$ 368,20
Serviço: R$ 168,44
Óleo/ litro: R$ 33,92 - cada
Serviço: R$ 116,61
Filtro de óleo: R$ 31,40
Serviço: R$ 168,44
Filtro de ar: R$ 97,01
Serviço: R$ 51,83
Filtro de combustível: R$ 130,82
Serviço: R$ 38,87
Filtro anti-polén: R$ 59,01
Serviço: R$ 142,53
Um comentário:
LIXO LIXO LIXO, Tenho uma AMAROK meu contato é guilherme_itabira@hotmail.com, (para quem achar que é concorrencia), a minha tem 39.000KM e arrebentou a correia, a de uma amigo arrebentou 3 vezes, a do meu padrinho arrebentou uma vez e as 3 de uma locadora de um amigo, todas arrebentaram, entrei na justiça e no MPF, ja estou 60 dias sem meu carro que gastei mais de 100.000,00 para comprar e não me dão satisfação alguma. UM LIXO LIXO LIXO. QUEM TIVER ALGUMA DUVIDA É SO mandar email que respondo, MAS NÃO GASTEM SEU DINHEIRO POIS QUANDO ACABAR A GARANTIA O CONCERTO PASSA DE 7000,00 ai sim vão se @##$%$%%¨¨¨¨&&%.
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