Veículo de entrada da marca japonesa agrada consumidores e surpreende pelas condições oferecidas para realizar manutenções e reparos
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
Em setembro de 2011, a Nissan lançou no Brasil o March, um veículo compacto destinado a disputar o segmento de entrada. Concebido para ser um modelo urbano, ele tem comprimento de 3.780 mm, sua largura é de 1.665 mm, para uma distancia entre os eixos de 2.450 mm e altura de 1.528 mm. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 265 litros e o tanque comporta 41 litros de combustível.
O consumidor brasileiro aprovou, prova disso é que no ano passado, segundo dados levantados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) junto ao Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) foram emplacados 33.149 unidades do modelo.
Fabricado no México é oferecido com dois tipos de motorização, o 1.6L e 1.0L, igual a avaliada nesta edição pelo diretor do Centro Automotivo High Tech, Roberto Ghelardini Montibeller, Bruno Martinucci, diretor da Motor Fast e Roberto Schmidt do Centro Automotivo Denis, oficinas localizadas em São Paulo.
O compacto japonês utiliza motor da parceira de aliança a Renault. Ele é dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, utiliza acelerador eletrônico e pode ser abastecido com gasolina, etanol ou a mistura dos dois em qualquer proporção (Flex).
Ao usar o combustível mineral ou vegetal, entrega potência de 74 cavalos a 4.350 rpm e tem 10 kgfm de torque na mesma rotação. Completa o trem de força a transmissão manual de cinco velocidades.
Para os três reparadores o propulsor do March é simples para reparar. “As velas utilizam bobinas independentes, por isso não é preciso substituir as bobinas quando for necessário trocar os cabos”, fala Bruno Martinucci.
As correias e filtros também são de fácil acesso, “não há necessidade de recorrer a ferramentas especiais para substituir itens como a correia Poly V, os filtros de ar e combustível”, comenta Roberto Montibeller. Já ao substituir a correia sincronizadora é preciso cuidado, “é necessário usar a ferramenta para enquadrar os lados e não perder o ponto”, recomenda Martinucci.
O pequeno Nissan utiliza suspensão dianteira independente do tipo McPherson e traseira com eixo de torção, ambos os sistemas conhecidos dos profissionais da reparação. As rodas são de aço 14 polegadas e os pneus 165/70.
Os freios são a discos ventilados na dianteira (260 mm de diâmetro) e tambores (203 mm de diâmetro) na traseira. Este modelo tem direção com assistência elétrica. “É um carro fácil para reparar, tem bom espaço no cofre do motor, os freios são bem dimensionados e a manutenção em geral é muito simples, sem complicações. Isso é bom, pois baixa o custo do serviço em função do tempo e o proprietário da oficina não precisa investir em ferramentas especificas para este carro”, afirma Schmidt do Centro Automotivo Denis.
O modelo de entrada do Nissan March com motor 1.0 tem preço sugerido para venda de R$ 26.090, sai de fábrica com air bag duplo, bancos Comfort Seat, conta giros e computador de bordo. Ao adicionar o Pacote Plus com calotas integrais, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro e regulagem interna dos espelhos retrovisores o custo é de R$ 26.790.
Com Pacote Conforto (ar condicionado/ direção elétrica progressiva/ volante com regulagem de altura) o custo é de R$ 29.890. O 1.0 S tem chave com telecomando para abertura e fechamento, retrovisores na cor do veículo, vidros, travas e retrovisores elétricos vai a R$ 30.990, todas as versões são vendidas com três anos de garantia sem limite de quilometragem.
Colaboraram: Nissan do Brasil, Concessionária AR Motors Nissan Nações Unidas
Ficha técnica
Motor
Posição: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 998 cm³
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Taxa de compressão: 10
Sistema de injeção: Eletrônica Multiponto Sequencial
Acelerador: Eletrônico
Potência: 74 cv a 5.850 rpm (Etanol / Gasolina)
Torque:10 kgfm a 4.350 rpm (Etanol / Gasolina)
Transmissão: Manual, 5 marchas
Tração: Dianteira
Suspensões
Dianteira: Independente, tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção
Freios
Dianteiros: Discos ventilados (260 mm de diâmetro)
Traseiros: Tambores (203 mm de diâmetro)
Dimensões
Comprimento: 3.780 mm
Distância entre-eixos: 2.450 mm
Largura: 1.665 mm
Altura: 1.528 mm
Capacidades
Tanque de combustível: 41 litros
Porta-malas: 265 litros
Custos de peças e serviços Nissan March 1.0L
Amortecedores dianteiros: R$142,17- cada
Serviço: R$209,00
Amortecedores traseiros: R$108,42- cada
Serviço: R$146,30
Discos de freios dianteiros: R$101,45- cada
Serviço: R$209,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$104,67
Serviço: R$104,50
Lonas traseiras: R$104,67
Serviço: R$209,00
Óleo/ litro: R$26,50
Serviço: R$104,50
Filtro de óleo: R$14,52
Serviço: R$41,80
Filtro de ar: R$33,00
Serviço: R$41,80
Filtro de combustível: R$12,90
Serviço: R$41,80
Filtro anti-polén: R$39,00
Serviço: R$41,80
Velas: R$55,92- jogo com quatro
Serviço: R$83,60
Um comentário:
Constando que o Nissan March utiliza a excelente marca de pneus Maxxis porém ambas as medidas no aro 14 e 15 são difíceis de encontrar, sendo elas medidas novas no mercado. Trocando os 4 pneus, se não encontrada a medida original no aro 14, pode ser utilizada a medida 175/65r14 e no caso do aro 15, pode ser utilizada a 185/60r15. Sendo medidas mais comuns que podem ser utilizadas, a troca se torna mais barata.
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