Hatch da Audi chega com novo visual, interior renovado e duas opções de motorização turbo a 1.4L e a 1.8L que integra sistema de injeção direta e indireta
Por: Edison Ragassi Fotos: Divulgação
Dia 17 de julho, a Audi Importadora de Veículos, mostrou para a imprensa especializada brasileira o novo A3 Sportback.
Em relação a geração anterior ele cresceu, o comprimento é de 4.310 mm, largura de 1.785 mm e altura de 1.425 mm e a distância entre-eixos agora é de 2.636 mm, ou seja, um aumento de 58 milímetros.
No visual, a dianteira ganhou faróis alongados estreitos de xênon plus com LED na parte superior. A grade dianteira (single-frame) está mais larga e baixa e o para-choque recebeu luzes de neblina retangulares.
As laterais têm linha de cintura conhecida por “linha Tornado”, elas acompanham as janelas e utilizam superfícies curvas. Os retrovisores são embutidos nas portas e no teto há um spoiler.
Na traseira, as luzes são bipartidas com LED, em combinação com os faróis de xênon. A luz de freio adaptativa pulsa em alta frequência durante uma frenagem mais intensa.
A tecnologia de construção de baixo peso da marca, Audi ultra, foi aplicada, assim o A3 ficou 90 quilos mais leve do que a versão anterior. Equipado com motor 1.4 TFSI, o hatch pesa 1300 kg. O perfil de célula de aço do modelo combina baixo peso com elevada rigidez. O tipo de material utilizado em cada parte é determinado em função das características desejadas.
Os componentes da célula dos ocupantes do carro são feitos em aço forjado a quente, o que torna a estrutura resistente e leve, ao mesmo tempo, com economia de 37 kg no peso do carro. A tampa do motor, os para-lamas, a parte de trás dos para-choques e a subestrutura do eixo dianteiro são feitos em alumínio, segundo a fabricante, juntos, economizam cerca de 12 kg e melhoram a distribuição de peso no conjunto.
Além da carroceria, que não produz nenhum ruído, o para-brisa recebeu isolamento acústico para reduzir ainda mais os níveis de som no interior. Graças aos ajustes detalhados, inclusive no compartimento do motor e na parte inferior da carroceria, o coeficiente de arrasto é de 0,31.
No interior, um longo arco, que corre abaixo do para-brisa, segue o estilo dos modelos maiores da marca. O painel tem instrumentos claros. O console central, que é ligeiramente inclinado em direção ao motorista.
A unidade de comando central (MMI Navigation Plus com MMI Touch) está localizada no console central, possui painel de controle táctil integrado e botão de pressão e rotativo. Este sistema oferece ao motorista controlar as funções de navegação e do telefone, além de permitir escrever letras ou números com um toque e movimento do dedo. A tela colorida de 7 polegadas se eleva eletricamente, e apresenta todas as informações com uma nova disposição.
A alavanca de mão para acionar o freio de estacionamento foi substituída por um botão eletromecânico o volante, dependendo da versão, pode ter três ou quatro raios, teclas multifuncionais e shift-paddles.
Quatro grandes entradas de ar, com design de turbina, a forma como distribuem o ar pode variar de um jato mais forte até um fluxo mais uniforme e difuso, com vários níveis de intensidade. O ar-condicionado é de série nas duas versões, sendo que o da versão 1.8 é de duas zonas.
São duas as opções de motores, o de entrada é equipado com o 1.4 TFSI, que agora também possui bloco de alumínio, ela pesa 107 kg, 21 a menos que seu antecessor.Ele entega 122 cv de potência e 20,39 kgfm de torque máximo. Com câmbio S tronic de dupla embreagem, acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, a velocidade máxima é de 203 km/h.
E o mais forte é o novo motor 1.8 TFSI a gasolina, o qual combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto, além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas. Sua potência é de 180 cv e 25,49 kgfm de torque. O coletor de escape está integrado à cabeça dos cilindros. Equipado com transmissão S tronic e tração dianteira, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h.
Na dianteira, a suspensão é do tipo McPherson com braço inferior triangular acoplado em sub chassis de alumínio. A suspensão traseira é four-link trabalha com as forças longitudinais e transversais de forma independente, com molas e amortecedores montados separadamente. A direção tem assistência eletromecânica.
O modelo 1.4 vem equipado com rodas de 16 polegadas e o 1.8 com rodas de 17 polegadas, o sistema de frenagem inclui discos ventilados na dianteira e o controle eletrônico de estabilidade.
O A3 Sportback 1.4 TFSI S tronic tem preço sugerido para venda de R$ 94.700 e o equipado com motor 1.8 TFSI S tronic custa R$ 124.300.
A expectativa da Audi é manter os volumes de vendas alcançados com a versão anterior do A3.
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