Sedã compacto Premium ganha nova identidade visual global, câmbio automático de dupla embreagem e 6 velocidades e motor sem tanquinho de partida a frio
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Campos do Jordão (SP), a Ford mostrou para a imprensa especializada dia 4 de julho, o New Fiesta Sedan 2014.
Diferente da versão hatch que é produzido em São Bernardo do Campo, a sedã é fabricada no México. Ele chega para competir no segmento de compactos Premium e tem como principais concorrentes o Honda City, VW Polo e Chevrolet Sonic.
Modelo global da Ford, foi lançado simultaneamente com a América do Norte, traz no visual dianteiro uma grande grade trapezoidal e faróis alongados, já o capô tem superfície esculpida.
A lateral tem linha de cintura alta, vincos ascendentes na direção das maçanetas e na parte inferior das portas. A curvatura do teto na parte traseira lembra a utilizada em modelos cupê.
Na traseira o vidro é grande e inclinado, as lanternas invadem tampa do porta-malas, a qual passa a impressão de estar ligada ao para-choque.
O interior tem o painel em estilo “cockpit”, painel de instrumentos com mostradores analógicos e digitais, um menor entre o velocímetro e conta-giros e outro no centro que integra o sistema multimídia SYNC.
Em dimensões o sedã tem comprimento de 4.406 mm, distância entre eixos de 2.489 mm. A largura do veículo é de 1.977 mm e o porta-malas tem capacidade de 465 litros.
O motor é o Sigma 1.6 TiVCT, com comando de válvulas variável, entrega potência de 125,4 cv (G)/129,8 cv (E) a 6.500rpm e torque de 15,38 kgfm a 4.250rpm (G)/ 16,02 kgfm a 5.000rpm (E). Este propulsor traz a tecnologia Ford Easy-Start que elimina o tanquinho de partida a frio.
São duas as transmissões disponíveis para o modelo a manual de cinco velocidades IB5 e a automática de dupla embreagem PowerShift de 6 marchas.
Impressões ao dirigir
No teste drive promovido pela Ford nas rodovias da região serrana, eu avaliei a opção equipada com o câmbio Power Shift.O carro tem boa ergonomia para o motorista, volante de excelente empunhadura. Exige atenção ao regular para ter a visão total do painel de instrumentos.
Na cidade serrana, a temperatura estava em torno de 12º C, e o carro abastecido com Etanol pegou na primeira, o que mostra a eficiência do sistema de auxilio à partida a frio.
Mesmo com transmissão automática tem bom arranque, as trocas são precisas, não há trancos ele desenvolve velocidade de maneira precisa.
A Ford conseguiu bom ajuste da suspensão, pois na rodovia mostrou boa estabilidade inclusive nas curvas mais fechadas e também é macia ao enfrentar imperfeições do asfalto como ondulações e buracos.
A versão SE vem equipada com direção elétrica, vidros elétricos com abertura e fechamento global, freio ABS, duplo airbag, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital e sistema SYNC com comandos de voz em português. Seu preço sugerido para venda é de R$49.990 na versão manual e com a transmissão automática PowerShift sai por R$53.640.
Já o topo de linha Titanium, além dos itens da SE oferece também: 7 airbags, bancos e volante em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno eletrocrômico e pacote de acabamento Titanium (painel central em "black piano" e grade dianteira cromada). O preço é de R$55.340 com câmbio manual e de R$58.990 na opção automática PowerShift.
São 7 opções de cores disponiveis: azul Califórnia, vermelho Arizona, vermelho Vermont, branco Ártico, preto Bristol, prata Dublin e cinza Berlim.
A expectativa da Ford é de que os volumes de vendas desta nova geração do New Fiesta Sedan permaneçam as mesmas da versão anterior, ou seja, em 2012, segundo os dados levantados pela Fenabrave, foram emplacadas 2.145 unidades do modelo.
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