Por: Edison Ragassi
Fotos: ER/ Divulgação
Quem tem mais de 30 anos, não só lembra, como também deve conhecer alguém que é ou foi proprietário de um VW Voyage. O modelo, um sedã compacto da mesma família do Gol, chegou ao mercado em 1981 e teve sua fabricação descontinuada em 1995.
Após apurar em clinicas com os consumidores que o nome permaneceu como marca de confiança na cabeça das pessoas, a Volkswagen não teve dúvidas. Batizou a versão sedã do Novo Gol de Voyage.
Apesar de reviver o nome, o atual sedã compacto não tem nada em comum com o homônimo das décadas de 80 e 90, pois trata-se de um novo carro.
Ele foi mostrado para a imprensa especializada, dia 25 de setembro em Florianópolis (SC). Durante a apresentação, os executivos e engenheiros da marca deixaram bem claro que a principal diferença entre o Gol e o Voyage, é a carroceria, ou seja, um é hatch e o outro sedã. Também há diferenças no acabamento como as cores internas usadas no sedã, as quais têm detalhes em vermelho.
Ambos oferecem duas opções de motorização: 1.0L e 1.6L Total Flex, e as peças como amortecedores, discos e pastilhas de freios são as mesmas. Exceção feita aos amortecedores e molas traseiras, pois têm calibragem diferente do Gol, a fim de suportar a maior carga do porta-malas e manter a estabilidade.
O preço sugerido para venda do modelo de entrada com motor 1.0L, sem ar-condicionado e direção hidráulica é de R$ 30.990. Já o mais forte 1.6L começa com valor estipulado de R$ 35.180.
Com estes preços para a versão de entrada, a montadora de São Bernardo do Campo volta a disputar a atenção de consumidores do Fiat Siena Fire, Ford Fiesta Sedan e Renault Logan 1.0 16V. Já nas opções mais equipadas e com motor 1.6L, encontra concorrentes como Fiesta Sedan, Corsa Sedan e Prisma da Chevrolet, Fiat Siena 1.4L e 1.8 Flex, e da Renault Clio e Logan.
Existe a expectativa de que o Voyage caia nas graças dos taxistas, pois estes profissionais ficaram órfãos de um carro robusto e espaçoso, desde a saída de linha do Santana, e por isso a VW pretende lançar em breve o kit gás para o carro. O novo sedã compacto derivado do Gol mede 4,23 m de comprimento, 1,65 m de largura e 1,46m de altura. A distância entre-eixos é a mesma do irmão hatch 2,46m.
O porta-malas tem capacidade volumétrica de 480 litros, e usa sistema elétrico de destravamento com abertura automática da tampa traseira, o qual é acionado por controle remoto na chave ou por um botão no painel.
Durante o percurso do teste drive feito nas ruas e rodovias de Florianópolis, a reportagem do Auto Agora foi abordada por várias pessoas dispostas a matar a curiosidade, e não tinham vergonha de perguntar: “Que carro é este?”.
Ao saber que se tratava do Novo Voyage, a resposta era: “Bonito!”
A julgar por esta primeira impressão, a conclusão é de que a VW acertou. Ficha Técnica
Motor: 1.6 VHT
Número de Cilindros: 4 / em linha
Número de Válvulas: 2 transversal
Cilindrada: 1.598
Potência Máxima: Gasolina 74 (101) / 5.250 / Álcool 76 (104) / 5.250
Torque Máximo: 151 (15,4) / 2.500 153 (15,6) / 2.500
Injeção: Injeção eletrônica multiponto Bosch ME 7.5.30
Diâmetro e Curso: 76,5 x 86,9
Taxa de Compressão: 12,1:1
Transmissão: Monodisco, acionamento hidráulico
Tração: Dianteiras
Câmbio: cinco marchas à frente, acionamento por cabor
Direção: Pinhão e Cremalheira (opcional: hidráulica)
Suspensão:
Dianteira: Independente, tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora de 19 mm de diâmetro
Traseira: Interdependente, com braços longitudinais
Freios: Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo (ABS opcional)
Dianteiro: A disco ventilado, diâmetro de 256 mm
Traseiro: A tambor, diâmetro de 200 mm com válvula
Pneus 195/55R15
Rodas Roda de Aço (6Jx14) com Pneus 175/70R14
Dimensões / Pesos / Capacidades:
Comprimento:4.230 mm
Largura: 1.656 mm
Altura: 1.464 mm (pneu 175/70R14) / 1.460 mm (pneu 195/55R15)
Entre-eixos: 2.465
Peso em ordem de marcha: 989 kg
Tanque de Combustível: 55 litros
Porta-Malas: 480 L
Carga útil: 440 kg
Ele foi mostrado para a imprensa especializada, dia 25 de setembro em Florianópolis (SC). Durante a apresentação, os executivos e engenheiros da marca deixaram bem claro que a principal diferença entre o Gol e o Voyage, é a carroceria, ou seja, um é hatch e o outro sedã. Também há diferenças no acabamento como as cores internas usadas no sedã, as quais têm detalhes em vermelho.
Ambos oferecem duas opções de motorização: 1.0L e 1.6L Total Flex, e as peças como amortecedores, discos e pastilhas de freios são as mesmas. Exceção feita aos amortecedores e molas traseiras, pois têm calibragem diferente do Gol, a fim de suportar a maior carga do porta-malas e manter a estabilidade.
O preço sugerido para venda do modelo de entrada com motor 1.0L, sem ar-condicionado e direção hidráulica é de R$ 30.990. Já o mais forte 1.6L começa com valor estipulado de R$ 35.180.
Com estes preços para a versão de entrada, a montadora de São Bernardo do Campo volta a disputar a atenção de consumidores do Fiat Siena Fire, Ford Fiesta Sedan e Renault Logan 1.0 16V. Já nas opções mais equipadas e com motor 1.6L, encontra concorrentes como Fiesta Sedan, Corsa Sedan e Prisma da Chevrolet, Fiat Siena 1.4L e 1.8 Flex, e da Renault Clio e Logan.
Existe a expectativa de que o Voyage caia nas graças dos taxistas, pois estes profissionais ficaram órfãos de um carro robusto e espaçoso, desde a saída de linha do Santana, e por isso a VW pretende lançar em breve o kit gás para o carro. O novo sedã compacto derivado do Gol mede 4,23 m de comprimento, 1,65 m de largura e 1,46m de altura. A distância entre-eixos é a mesma do irmão hatch 2,46m.
O porta-malas tem capacidade volumétrica de 480 litros, e usa sistema elétrico de destravamento com abertura automática da tampa traseira, o qual é acionado por controle remoto na chave ou por um botão no painel.
Durante o percurso do teste drive feito nas ruas e rodovias de Florianópolis, a reportagem do Auto Agora foi abordada por várias pessoas dispostas a matar a curiosidade, e não tinham vergonha de perguntar: “Que carro é este?”.
Ao saber que se tratava do Novo Voyage, a resposta era: “Bonito!”
A julgar por esta primeira impressão, a conclusão é de que a VW acertou. Ficha Técnica
Motor: 1.6 VHT
Número de Cilindros: 4 / em linha
Número de Válvulas: 2 transversal
Cilindrada: 1.598
Potência Máxima: Gasolina 74 (101) / 5.250 / Álcool 76 (104) / 5.250
Torque Máximo: 151 (15,4) / 2.500 153 (15,6) / 2.500
Injeção: Injeção eletrônica multiponto Bosch ME 7.5.30
Diâmetro e Curso: 76,5 x 86,9
Taxa de Compressão: 12,1:1
Transmissão: Monodisco, acionamento hidráulico
Tração: Dianteiras
Câmbio: cinco marchas à frente, acionamento por cabor
Direção: Pinhão e Cremalheira (opcional: hidráulica)
Suspensão:
Dianteira: Independente, tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora de 19 mm de diâmetro
Traseira: Interdependente, com braços longitudinais
Freios: Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo (ABS opcional)
Dianteiro: A disco ventilado, diâmetro de 256 mm
Traseiro: A tambor, diâmetro de 200 mm com válvula
Pneus 195/55R15
Rodas Roda de Aço (6Jx14) com Pneus 175/70R14
Dimensões / Pesos / Capacidades:
Comprimento:4.230 mm
Largura: 1.656 mm
Altura: 1.464 mm (pneu 175/70R14) / 1.460 mm (pneu 195/55R15)
Entre-eixos: 2.465
Peso em ordem de marcha: 989 kg
Tanque de Combustível: 55 litros
Porta-Malas: 480 L
Carga útil: 440 kg
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