Por: Edison Ragassi
Fotos: José Nascimento
A linha 2009 do monovolume Meriva foi mostrada para a imprensa especializada dia 12 de setembro em Guarulhos (SP).
Para conquistar mais clientes, a Chevrolet incluiu a opção de propulsor 1.4 Econo.Flex, semelhante ao usado na picape Montana. Já a versão com motor 1.8 Flexpower passa a ser comercializada só com câmbio automatizado Easytronic, o qual é fornecido pela LuK.
A estratégia objetiva deixar o carro mais competitivo, “após lançar a Montana com motor 1.4 verificamos que o consumidor aprovou, então percebemos que o Meriva também teria melhor potencial perante a concorrência, oferecido com preços menores”, afirma José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil. O Meriva é um dos veículos preferidos pelas mulheres, e também dos taxistas. “Agora com as duas opções de motor acredito que os motoristas de táxi procurarão ainda mais o Meriva”, afirma Hermann Mahnke, gerente de marketing produto Chevrolet, e completa, “isso porque quando só havia a opção 1.8 Flexpower o veículo já era sonho de consumo entre estes profissionais, a opção mais em conta, pode fazer com que o sonho torne-se realidade”.
Para receber o novo motor, o Meriva não sofreu modificações em sua estrutura, foram feitas apenas calibrações mecânicas e a relação da transmissão traseira é a mesma usada na Montana.
Isso significa que, as principais peças de reposição como discos, pastilhas de freios e amortecedores, continuam iguais as do modelo anterior.
Desde o modelo de entrada o Meriva vem equipado com direção hidráulica, ar-condicionado vidros e travas elétricas. Com motor 1.4 que oferece 105 cv a 6.000 rpm ao usar 100% álcool, e 99 cv a 6.000 rpm, abastecido com gasolina está disponível nas versões de acabamento Joy (R$ 45.790) e Maxx (R$47.790).
E a versão com motorização 1.8 Flexpower é vendida com acabamento Expression (R$48.240) e Premium (R$50.740), também continua em linha o modelo esportivo SS-Super Sport (R$51.840).
A expectativa da GM é que a opção com motor 1.4 Econo.Flex represente entre 60% a 70% das vendas, enquanto que a 1.8 Flexpower alcance algo em torno de 30% a 40% do total comercializado.
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