
Por: Edison Ragassi
Fotos: ER/ Divulgação
Em Niagara Falls no Canadá, a Ford apresentou para a imprensa especializada de todo o Brasil o crossver Edge, que estará disponível nas concessionárias no mês de dezembro.
O modelo é a opção da marca para disputar o segmento premium, o qual deve crescer, segundo os especialistas, 100% em 2009.
Fabricado no Canadá, em Oakville Assembly Plant, o Edge utiliza a mesma arquitetura do Fusion, compartilhada também com o sedã MKZ, da Lincoln. Ele é sucesso em vendas nos Estados Unidos, o que a montadora espera repetir em terras tupiniquins.




No interior, o volante e a manopla do câmbio são revestidos em couro, mesma forração dos bancos do tipo poltrona, com controles elétricos em seis posições, memória e ajuste lombar.




O modelo usa suspensão independente nas quatro rodas, com barras estabilizadoras na dianteira e traseira.
Para movimentar o crossover foi escolhido o propulsor Duratec V6 3.5 L. O motor é montado em bloco de alumínio fundido e cabeçote com quatro válvulas por cilindro. Oferece potência de 269 cv a 6.250 rpm e torque de 34,55 mkgf a 4.500 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades, e o sistema inteligente AWD funciona com tração permanente nas quatro rodas, ele monitora a velocidade do veículo, para adequar o torque e a tração e garantir estabilidade.


A estratégia de lançamento do crossver inclui também os processos de manutenção, tanto que na primeira revisão o proprietário encontra preço fixado em três parcelas de R$ 39,90, na segunda o valor cobrado em três vezes é de R$ 49,90.
Marcos Oliveira, também explicou que as peças de reposição serão adquiridas de fornecedores globais da montadora, e alguns itens de fabricantes brasileiros.
A atual crise financeira não assusta o presidente da Ford, o executivo considera a situação pontual, a qual não afetará os planos da montadora para o país.
A atual crise financeira não assusta o presidente da Ford, o executivo considera a situação pontual, a qual não afetará os planos da montadora para o país.
Ficha técnica
Motor: 3.5 L Duratec 35 V6
Potência (cv/rpm): 269 cv @ 6.250
Torque (mkgf/rpm): 34,55 @ 4.500 rpm
Cilindrada (cm3): 3.500
Tração: AWD
Velocidade máxima (km/h) 180, limitada eletronicamente
Aceleração 0 a 100 km/h (s) 9,5
Transmissão: Automática de 6 velocidades
Suspensão
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Independente tipo multilink
Direção: Hidráulica e telescópica
Freios
Dianteiros/ Traseiros: A disco nas rodas dianteiras e traseiras, com sistema ABS e AdvanceTrac® com RSC (Roll Stability Control)
Pneus e rodas
Pneus: 245/60 R18
Rodas: Liga leve 18 polegadas
Dimensões e capacidades
Comprimento (mm): 4.717
Largura com espelhos (mm): 2.222
Largura sem espelhos (mm): 1.925
Altura (mm): 1.702
Entre-eixos (mm): 2.824
Peso (kg): 2.026
Capacidade de carga (kg): 487
Capacidade do tanque (L): 76
Volume do porta-malas (L): 906
Volume do porta-malas rebatido (L): 1.956
Garantia: 3 anos
Motor: 3.5 L Duratec 35 V6
Potência (cv/rpm): 269 cv @ 6.250
Torque (mkgf/rpm): 34,55 @ 4.500 rpm
Cilindrada (cm3): 3.500
Tração: AWD
Velocidade máxima (km/h) 180, limitada eletronicamente
Aceleração 0 a 100 km/h (s) 9,5
Transmissão: Automática de 6 velocidades
Suspensão
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Independente tipo multilink
Direção: Hidráulica e telescópica
Freios
Dianteiros/ Traseiros: A disco nas rodas dianteiras e traseiras, com sistema ABS e AdvanceTrac® com RSC (Roll Stability Control)
Pneus e rodas
Pneus: 245/60 R18
Rodas: Liga leve 18 polegadas
Dimensões e capacidades
Comprimento (mm): 4.717
Largura com espelhos (mm): 2.222
Largura sem espelhos (mm): 1.925
Altura (mm): 1.702
Entre-eixos (mm): 2.824
Peso (kg): 2.026
Capacidade de carga (kg): 487
Capacidade do tanque (L): 76
Volume do porta-malas (L): 906
Volume do porta-malas rebatido (L): 1.956
Garantia: 3 anos
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